Samyutta Nikaya XXII.58

Sammasambuddha Sutta

Perfeitamente Iluminado

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Em Savatthi. “Bhikkhus, o Tathagata, o Arahant, o Perfeitamente Iluminado, libertado através do desapego pelo desencantamento em relação à forma, através do seu desaparecimento e cessação, é chamado de Perfeitamente Iluminado. Um bhikkhu libertado através da sabedoria, libertado através do desapego pelo desencantamento em relação à forma, através do seu desaparecimento e cessação, é chamado de libertado através da sabedoria. [1]

“O Tathagata, o Arahant, o Perfeitamente Iluminado, libertado através do desapego pelo desencantamento em relação à sensação ... percepção ... formações volitivas ... consciência, através do seu desaparecimento e cessação, é chamado de Perfeitamente Iluminado. Um bhikkhu libertado através da sabedoria, libertado através do desapego pelo desencantamento em relação à sensação ... percepção ... formações volitivas ... consciência, através do seu desaparecimento e cessação, é chamado de libertado através da sabedoria.

“Então, bhikkhus, qual é a distinção, qual é a disparidade, qual é a diferença entre o Tathagata, o Arahant, o Perfeitamente Iluminado, e um bhikkhu libertado através da sabedoria?”

“Venerável senhor, os nossos ensinamentos têm o Abençoado como origem, como guia e como refúgio. Seria bom se o Abençoado pudesse explicar o significado dessas palavras. Tendo ouvido do Abençoado, os bhikkhus o recordarão.”

“Então, ouçam e prestem muita atenção àquilo que eu vou dizer.” – “Sim, venerável senhor,” os bhikkhus responderam. O Abençoado disse o seguinte:

“O Tathagata, bhikkhus, o Arahant, o Perfeitamente Iluminado, é aquele que fez surgir o caminho que não havia surgido, aquele que produziu o caminho que não estava produzido, aquele que declarou o caminho que não estava declarado; ele conhece o caminho, ele encontrou o caminho, ele tem habilidade no caminho. Os seus discípulos agora seguem esse caminho e eles se tornarão possuidores dessas qualidades no futuro.

“Essa, bhikkhus, é a distinção, é a disparidade, é a diferença entre o Tathagata, o Arahant, o Perfeitamente Iluminado, e um bhikkhu libertado através da sabedoria.”

 


 

Notas:

[1] Ao que parece neste caso, bhikkhu paññavimutto deve ser compreendido como todos os arahants e não somente o paññavimutto contrastado com o ubhatobhagavimutta apresentado no MN 70.14. [Retorna]

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Outubro 2004

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.