Samyutta Nikaya XXII.47

Samanupassana Sutta

Suposições

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Em Savathi. “Bhikkhus, aqueles contemplativos e brâmanes que fazem diversas suposições acerca do eu, todos tomam por base os cinco agregados influenciados pelo apego ou algum deles. Quais cinco? É o caso em que uma pessoa comum, sem instrução, que não não respeita os nobres, que não é proficiente nem treinada no Dhamma deles; que não respeita os homens verdadeiros, não é proficiente nem treinada no Dhamma deles – supõe que a forma seja o eu, ou o eu como possuído de forma, ou a forma como estando no eu, ou o eu como estando na forma.

“Ela supõe que a sensação seja o eu, ou o eu possuído de sensação, ou a sensação como estando no eu, ou o eu como estando na sensação.

“Ela supõe que a percepção seja o eu, ou o eu possuído de percepção, ou a percepção como estando no eu, ou o eu como estando na percepção.

“Ela supõe que as formações volitivas sejam o eu, ou o eu possuído de formações volitivas, ou as formações volitivas como estando no eu, ou o eu como estando nas formações volitivas.

“Ela supõe que a consciência seja o eu, ou o eu possuído de consciência, ou a consciência como estando no eu, ou o eu como estando na consciência.

“Portanto, esse modo de considerar as coisas e a noção ‘eu sou’ não desapareceram nela. Como ‘eu sou’ não desapareceu, ocorre o pouso das cinco faculdades – olho, ouvido, nariz, língua e corpo. Há, bhikkhus, mente, há fenômenos mentais e o elemento ignorância. Quando uma pessoa comum, sem instrução, tem contato com uma sensação nascida da ignorância, ocorrem os pensamentos: ‘Eu sou,’ ‘Eu sou assim,’ ‘Eu serei,’ ‘Eu não serei,’ ‘Eu possuirei forma,’ ‘Eu serei desprovido de forma,’ ‘Eu serei perceptivo,’ ‘Eu não serei perceptivo,’ ‘Eu serei nem perceptivo, nem não perceptivo.’

“As cinco faculdades, bhikkhus, ali permanecem. E com relação a elas, um discípulo dos nobres, bem instruído, abandona a ignorância e faz surgir o verdadeiro conhecimento. Com o desaparecimento da ignorância e o surgimento do verdadeiro conhecimento, os pensamentos - ‘Eu sou,’ ‘Eu sou assim,’ ‘Eu serei,’ ‘Eu não serei,’ ‘Eu possuirei forma,’ ‘Eu serei desprovido de forma,’ ‘Eu serei perceptivo,’ ‘Eu não serei perceptivo,’ ‘Eu serei nem perceptivo, nem não perceptivo.’ – não lhe ocorrem.”

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Outubro 2004

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.