Samyutta Nikaya XXII.4

Haliddakani (dutiya) Sutta

Haliddakani

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Assim ouvi. Em certa ocasião, o venerável Mahakaccana estava em Avanti no monte Papata, em Kuraraghara. Então, o chefe de família Haliddakani foi até o venerável Mahakaccana e depois de cumprimentá-lo sentou a um lado e disse:

“Venerável senhor, isto foi dito pelo Abençoado no Sutta As Perguntas de Sakka: 'Os contemplativos e brâmanes que estão libertados através da destruição do desejo possuem o conhecimento supremo, estão libertados dos grilhões, perfeitos na vida santa e realizaram o verdadeiro objetivo.' Como, venerável senhor, deve ser entendido em detalhe o significado deste breve enunciado do Abençoado?"

"Chefe de família, através da destruição, desapego, cessação, abrir mão, descartar, libertar-se, despegar-se do desejo, da cobiça, do deleite, da adesão, do apego, das fixações mentais, das inclinações ou das obsessões em relação ao elemento forma, é dito que a mente está bem libertada.

"Através da destruição, desapego, cessação, abrir mão, descartar, libertar-se, despegar-se do desejo, da cobiça, do deleite, da adesão, do apego, das fixações mentais, das inclinações ou das obsessões em relação ao elemento sensação ... percepção ... formações volitivas ... consciência, é dito que a mente está bem libertada.

"Chefe de família, portanto, quando foi dito pelo Abençoado no Sutta As Perguntas de Sakka: 'Os contemplativos e brâmanes que estão libertados através da destruição do desejo possuem o conhecimento supremo, estão libertados dos grilhões, perfeitos na vida santa e realizaram o verdadeiro objetivo,' é desse modo que deve ser entendido em detalhe o significado deste breve enunciado do Abençoado."

 


>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 26 Abril 2014

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.