Samyutta Nikaya XXII.36

Bhikkhu (dutiya) Sutta

Um Bhikkhu

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Em Savathi. Então, um certo bhikkhu foi até o Abençoado e depois de cumprimentá-lo sentou a um lado e disse: “Seria bom, venerável senhor, se o Abençoado pudesse me ensinar o Dhamma de forma resumida, de modo que, tendo ouvido o Dhamma do Abençoado, eu possa permanecer só, isolado, diligente, ardente e decidido.”

“Bhikkhu, qualquer coisa com a qual alguém permaneça obcecado, [1] com base nisso ele será medido. Se alguém é medido com base em algo, então, com base nisso ele será avaliado. Qualquer coisa com a qual alguém não permaneça obcecado, ele não será medido com base nisso. Não sendo medido com base em algo, então ele não será avaliado com base nisso.”

“Eu compreendo, Abençoado! Eu compreendo, Iluminado!”

“E como, bhikkhu, você compreende o significado em detalhe do que eu disse de forma resumida?”

“Se alguém permanecer obcecado com a forma, senhor, é com base nisso que ele será medido. Se alguém é medido com base em algo, então, com base nisso ele será avaliado.

“Se alguém permanecer obcecado com a sensação...

“Se alguém permanecer obcecado com a percepção...

“Se alguém permanecer obcecado com as formações volitivas...

“Se alguém permanecer obcecado com a consciência, senhor, é com base nisso que ele será medido. Se alguém é medido com base em algo, então, com base nisso ele será avaliado.[2]

“Mas, se alguém não permanecer obcecado com a forma, senhor, ele não será medido com base nisso. Não sendo medido com base em algo, então, ele não será avaliado com base nisso.

“Se alguém não permanecer obcecado com a sensação...

“Se alguém não permanecer obcecado com a percepção...

“Se alguém não permanecer obcecado com as formações volitivas...

“Se alguém não permanecer obcecado com a consciência, senhor, ele não será medido com base nisso. Não sendo medido com base em algo, então ele não será avaliado com base nisso. [3]

“Senhor, assim é como compreendo o significado em detalhe do que o Abençoado disse de forma resumida.”

“Muito bem, bhikkhu. É bom que seja assim que você tenha entendido o significado em detalhe do que eu disse de forma resumida.

“Se alguém permanecer obcecado com a forma, bhikkhu, é com base nisso que ele será medido. Se alguém é medido com base em algo, então, com base nisso ele será avaliado.

“Se alguém permanecer obcecado com a sensação...

“Se alguém permanecer obcecado com a percepção...

“Se alguém permanecer obcecado com as formações volitivas...

“Se alguém permanecer obcecado com a consciência, bhikkhu, é com base nisso que ele será medido. Se alguém é medido com base em algo, então, com base nisso ele será avaliado.

“Mas se alguém não permanecer obcecado com a forma, bhikkhu, ele não será medido com base nisso. Não sendo medido com base em algo, então ele não será avaliado com base nisso.

“Se alguém não permanecer obcecado com a sensação...

“Se alguém não permanecer obcecado com a percepção...

“Se alguém não permanecer obcecado com as formações volitivas...

“Se alguém não permanecer obcecado com a consciência, bhikkhu, ele não será medido com base nisso. Não sendo medido com base em algo, então ele não será avaliado com base nisso.

“Assim é como o significado em detalhe do que eu disse de forma resumida deve ser entendido.”

Então o bhikkhu, satisfeito e contente com as palavras do Abençoado, levantou do seu assento e depois de homenagear o Abençoado, mantendo-o à sua direita, partiu. Depois, permanecendo só, isolado, diligente, ardente e decidido, depois de não muito tempo, ele alcançou e permaneceu no objetivo supremo da vida santa pelo qual membros de um clã deixam a vida em família pela vida santa, tendo conhecido e realizado por si mesmo no aqui e agora. Ele soube: “O nascimento foi destruído, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, não há mais vir a ser a nenhum estado.” E assim ele se tornou mais um dos arahants.

 


 

Notas:

[1] As obsessões ou tendências subjacentes são: o desejo sensual, a aversão, as idéias, a dúvida, a presunção, o desejo de ser/existir, a ignorância. Veja o AN VII.12. [Retorna]

[2] Veja o SN XXIII.2 [Retorna]

[3] Veja o MN 72 [Retorna]

Nota de Thanissaro Bhikkhu: Algumas pessoas têm dito que os ensinamentos do Buda sobre os agregados constituem uma análise sobre o que realmente somos; e como os agregados são impermanentes e interdependentes, nós possuímos um eu impermanente e interdependente. Este sutta, no entanto, mostra que podemos ser analisados de acordo com os agregados só se sentirmos obsessão ou apego por eles. Se não, não existe como sermos medidos, classificados ou definidos.

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Outubro 2004

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.