Samyutta Nikaya XXII.28

Assada (tatiya) Sutta

Gratificação

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Em Savatthi. “Bhikkhus, se não houvesse gratificação na forma, os seres não se enamorariam dela; mas porque há gratificação na forma, os seres dela se enamoram. Se não houvesse o perigo na forma, os seres não experimentariam o desencantamento dela; mas porque há o perigo na forma, os seres experimentam o desencantamento dela. Se não houvesse escapatória no caso da forma, os seres não escapariam dela; mas porque há escapatória da forma, os seres dela escapam.

“Bhikkhus, se não houvesse gratificação na sensação ... na percepção ... nas formações volitivas ... na consciência, os seres não se enamorariam dela ... mas porque há escapatória da consciência, os seres dela escapam.

“Enquanto, bhikkhus, os seres não obtêm o conhecimento direto de como na verdade são a gratificação, o perigo e a escapatória no caso dos cinco agregados influenciados pelo apego, eles não escapam deste mundo com os seus devas, maras e brahmas, esta população com seus contemplativos e brâmanes, seus príncipes e povo; eles não se tornam desapegados dele, libertados dele, nem permanecem com uma mente livre de limitações. Mas quando os seres obtêm o conhecimento direto de como na verdade são a gratificação, o perigo e a escapatória no caso dos cinco agregados influenciados pelo apego, então eles escapam deste mundo com ... seus príncipes e povo; eles se tornam desapegados dele, libertos dele, e permanecem com uma mente livre de limitações.”

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Outubro 2004

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.