Samyutta Nikaya XXII.135

Kotthita (tatiya) Sutta

Kotthita

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Em Benares, no Parque do Gamo em Isipatana. Sentado a um lado o Venerável Sariputta disse para o Venerável Mahakotthita:

“Amigo Mahakotthita, dizem, ‘ignorância, ignorância.’ O que então, amigo, é ignorância e de que maneira alguém está imerso na ignorância?”

“Aqui, amigo, a pessoa comum sem instrução não compreende como na verdade é a origem, a cessação, e o caminho que conduz à cessação no caso da forma, sensação, percepção, formações volitivas e consciência. Isso, amigo, é chamado ignorância e dessa maneira alguém está imerso na ignorância.

“Amigo Mahakotthita, dizem, ‘verdadeiro conhecimento, verdadeiro conhecimento.’ O que então, amigo, é o verdadeiro conhecimento e de que maneira alguém alcança o verdadeiro conhecimento?”

“Aqui, amigo, o nobre discípulo bem instruído compreende como na verdade é a origem, a cessação, e o caminho que conduz à cessação no caso da forma, sensação, percepção, formações volitivas e consciência. Isso, amigo, é chamado verdadeiro conhecimento e dessa maneira alguém alcança o verdadeiro conhecimento.”

 


>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 26 Abril 2014

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.