Samyutta Nikaya XXII.126

Samudayadhamma (pathama) Sutta

Origem

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Em Savatthi. Então um certo bhikkhu foi até o Abençoado e depois de cumprimentá-lo sentou a um lado e disse: “Venerável senhor, dizem, ‘ignorância, ignorância.’ O que, venerável senhor, é a ignorância e de que modo alguém está imerso na ignorância?”

“Aqui, bhikkhu, a pessoa comum sem instrução não compreende a forma sujeita ao surgimento tal qual na verdade ela é: ‘A forma está sujeita ao surgimento.’ Ele não compreende a forma sujeita à cessação tal qual na verdade ela é: ‘A forma está sujeita à cessação.’ Ele não compreende a forma sujeita ao surgimento e cessação tal qual na verdade ela é: ‘A forma está sujeita ao surgimento e cessação.’ Ele não compreende a sensação ... percepção ... formações volitivas ... consciência sujeita ao surgimento ... sujeita à cessação ... sujeita ao surgimento e cessação tal qual na verdade ela é: ‘A consciência está sujeita ao surgimento e cessação.’

“Isso é chamado ignorância, bhikkhu, e desse modo alguém está imerso na ignorância.”

Quando isso foi dito, aquele bhikkhu disse para o Abençoado: “Venerável senhor, dizem, ‘verdadeiro conhecimento, verdadeiro conhecimento. O que então, venerável senhor, é o verdadeiro conhecimento e de que modo alguém alcança o verdadeiro conhecimento?”

“Aqui, bhikkhu, o nobre discípulo bem instruído compreende a forma sujeita ao surgimento tal qual na verdade ela é: ‘A forma está sujeita ao surgimento.’ Ele compreende a forma sujeita à cessação tal qual na verdade ela é: ‘A forma está sujeita à cessação.’ Ele compreende a forma sujeita ao surgimento e cessação tal qual na verdade ela é: ‘A forma está sujeita ao surgimento e cessação.’ Ele compreende a sensação ... percepção ... formações volitivas ... consciência sujeita ao surgimento ... sujeita à cessação ... sujeita ao surgimento e cessação tal qual na verdade ela é: ‘A consciência está sujeita ao surgimento e cessação.’

“Isso é chamado o verdadeiro conhecimento, bhikkhu, e desse modo alguém alcança o verdadeiro conhecimento.”

 


 

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Revisado: 2 Outubro 2004

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