Samyutta Nikaya XXII.103

Anta Sutta

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Em Savatthi. “Bhikkhus, há essas quatro partes. Quais quatro? A parte da identidade, a parte da origem da identidade, a parte da cessação da identidade, a parte do caminho que conduz à cessação da identidade.

“E qual, bhikkhus, é a parte da identidade? Deve ser dito: os cinco agregados influenciados pelo apego. Quais cinco? O agregado da forma influenciado pelo apego, o agregado da sensação influenciado pelo apego, o agregado da percepção influenciado pelo apego, o agregado das formações volitivas influenciado pelo apego, o agregado da consciência influenciado pelo apego. Essa é chamada a parte da identidade.

“E qual, bhikkhus, é a parte da origem da identidade? É o desejo que conduz a uma renovada existência, acompanhado pela cobiça e pelo prazer, buscando o prazer aqui e ali; isto é, o desejo pelos prazeres sensuais, o desejo por ser/existir, o desejo por não ser/existir.

“E qual, bhikkhus, é a parte da cessação da identidade? É o desaparecimento e cessação sem deixar vestígios daquele mesmo desejo, abrir mão, descartar, libertar-se, despegar desse mesmo desejo. Essa é chamada a parte da cessação da identidade.

“E qual, bhikkhus, é a parte do caminho que conduz à cessação da identidade? É este Nobre Caminho Óctuplo; isto é, entendimento correto ... concentração correta. Essa é chamada a parte do caminho que conduz à cessação da identidade.

“Essas, bhikkhus, são as quatro partes.”

 


 

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Revisado: 2 Outubro 2004

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