Samyutta Nikaya XX.7

Ani Sutta

A Cavilha

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Em Savatthi. “Bhikkhus, no passado os Dasarahas possuíam um grande tambor denominado ‘Convocador’. Sempre que o convocador apresentava uma rachadura os Dasarahas introduziam mais uma cavilha nele até que o corpo original de madeira do convocador havia desaparecido e restava somente um aglomerado de cavilhas. [1]

“Assim também, bhikkhus, o mesmo ocorrerá com os bhikkhus no futuro. Quando os discursos ditos pelo Tathagata estão sendo recitados, que são profundos, profundos em significado, que transcendem o mundo, conectados com o vazio, os bhikkhus não querem ouvi-los, não dão atenção, ou aplicam as suas mentes para compreendê-los; eles não acham que esses ensinamentos devem ser estudados e aprendidos. Mas quando outros discursos estão sendo recitados que são mera poesia composta por poetas, belos em palavras e frases, criados por forasteiros, ditos por discípulos, eles querem ouvi-los, lhes dão atenção, e aplicam as suas mentes para compreendê-los; eles pensam que esses ensinamentos deve ser estudados e aprendidos.

“Dessa forma ocorrerá o desaparecimento dos discursos que são as palavras do Tathagata - profundos, profundos no seu significado, transcendentes, que tratam do vazio.

“Portanto, bhikkhus, assim vocês deveriam praticar: ‘Quando aqueles discursos que são as palavras do Tathagata – profundos, profundos no seu significado, transcendentes, que tratam do vazio – forem recitados, nós daremos ouvidos, empenharemos as nossas mentes no seu aprendizado, consideraremos que o entendimento e o conhecimento a fundo desses ensinamentos valem a pena. Assim é como vocês devem praticar.”

 


 

Notas:

[ 1 ] O comentário observa que originalmente o tambor podia ser ouvido a uma distância de até 12 léguas, porém no seu estado final não podia ser ouvido nem detrás de uma cortina. [Retorna]

 

 

Revisado: 15 Janeiro 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.