Samyutta Nikaya XX.5

Satti Sutta

A Lança

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Em Savatthi. "Bhikkhus, suponham que houvesse uma lança com a lâmina bem afiada e um homem chegasse pensando, 'Com a mão ou o punho eu entortarei essa lâmina afiada da lança, irei dobrá-la em dois e enrolá-la.'

" O que vocês pensam? Com a mão ou o punho seria esse homem capaz de entortar essa lâmina afiada da lança, dobrá-la e enrolá-la?

"Não, senhor. Por que isso? Porque uma lâmina afiada de uma lança não é fácil de ser entortada, dobrada, ou enrolada. O homem simplesmente experimentaria irritação e cansaço."

"Da mesma forma, bhikkhus, quando um bhikkhu cultivou e desenvolveu a libertação da mente através do amor bondade, fez dela o seu veículo, a sua base, estabilizou-a, se exercitou nela e aperfeiçoou- a, se algum ser não humano quiser controlar a mente dele, experimentaria só irritação e cansaço.”

“Portanto, bhikkhus, assim vocês deveriam praticar: ‘Nós cultivaremos e desenvolveremos a libertação da mente através do amor bondade, faremos dela o nosso veículo, a nossa base, estabilizá-la-emos, nela nos exercitaremos e aperfeiçoá-la-emos.’ Assim é como vocês devem praticar.”

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Setembro 2004

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.