Samyutta Nikaya XVI.1

Santuttha Sutta

Satisfação

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Em Savatthi. “Bhikkhus, Kassapa está satisfeito com qualquer tipo de manto e recomenda a satisfação com qualquer tipo de manto, e ele não se dedica a uma busca errônea naquilo que não é apropriado, devido a um manto. Se ele não obtém um manto ele não fica agitado, e se ele o obtém, ele o usa sem ficar apegado a isso, sem ficar apaixonado por isso, sem ficar cegamente absorto nisso, vendo o perigo nisso, compreendendo a escapatória.

“Bhikkhus, Kassapa está satisfeito com qualquer tipo de comida esmolada ... qualquer tipo de moradia ... qualquer tipo de medicamentos, e se ele os obtém, ele os usa sem ficar apegado a isso, sem ficar apaixonado por isso, sem ficar cegamente absorto nisso, vendo o perigo nisso, compreendendo a escapatória.

“Portanto, bhikkhus, vocês deveriam treinar assim: ‘Nós estaremos satisfeitos com qualquer tipo de manto, nós falaremos elogiando a satisfação com qualquer tipo de manto, e não nos dedicaremos a uma busca errônea naquilo que não é apropriado, devido a um manto. Se não obtivermos um manto não ficaremos agitados, e se o obtivermos, o usaremos sem ficarmos apegados a isso, sem ficarmos apaixonados por isso, sem ficarmos cegamente absortos nisso, vendo o perigo nisso, compreendendo a escapatória.

“’Nós estaremos satisfeitos com qualquer tipo de comida esmolada ... qualquer tipo de moradia ... qualquer tipo de medicamentos ... e se os obtivermos, deles faremos uso sem ficarmos apegados a isso, sem ficarmos apaixonados por isso, sem ficarmos cegamente absortos nisso, vendo o perigo nisso, compreendendo a escapatória.

“Bhikkhus, eu os exortarei com o exemplo de Kassapa ou alguém semelhante a Kassapa. Sendo exortados, vocês assim deveriam praticar.”

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Setembro 2004

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.