Samyutta Nikaya XLVIII.53

Sekha Sutta

Um Treinando

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Assim ouvi. Em certa ocasião, o Abençoado estava em Kosambi no Parque de Ghosita. Lá ele se dirigiu aos bhikkhus desta forma:

“Bhikkhus, existe um método através do qual um bhikkhu, que é um treinando, estando na posição de um treinando, possa compreender: ‘Eu sou um treinando,’ enquanto que um bhikkhu, que está além do treinamento, estando na posição de um além do treinamento, possa compreender: ‘Eu estou além do treinamento’?”

“Venerável senhor, os nossos ensinamentos têm o Abençoado como origem, como guia e como refúgio. Seria bom se o Abençoado pudesse explicar o significado dessas palavras. Tendo ouvido do Abençoado, os bhikkhus o recordarão.”

“Há um método, bhikkhus, através do qual um bhikkhu, que é um treinando ... pode compreender: ‘Eu sou um treinando,’ enquanto que um bhikkhu, que está além do treinamento ... pode compreender: ‘Eu estou além do treinamento.’

“E qual, bhikkhus, é o método através do qual um bhikkhu que é um treinando, estando na posição de um treinando, compreende: ‘Eu sou um treinando’?”

“Neste caso, bhikkhus, um bhikkhu que é um treinando compreende como na verdade é: ‘Isto é sofrimento’; ele compreende como na verdade é: ‘Esta é a origem do sofrimento’; ele compreende como na verdade é: ‘Esta é a cessação do sofrimento’; ele compreende como na verdade é: ‘Este é o caminho que conduz à cessação do sofrimento.’ Esse é um método através do qual um bhikkhu que é um treinando, estando na posição de um treinando, compreende: ‘Eu sou um treinando.’

“Novamente, bhikkhus, um bhikkhu que é um treinando considera assim: ‘Existe fora daqui [1] algum outro contemplativo ou brâmane que ensine um Dhamma tão real, verdadeiro, atual como o Abençoado ensina?’ Ele compreende assim: ‘Não há nenhum outro contemplativo ou brâmane que ensine um Dhamma tão real, verdadeiro, atual como o Abençoado ensina.’ Esse também é um método através do qual um bhikkhu que é um treinando, estando na posição de um treinando, compreende: ‘Eu sou um treinando.’

“Novamente, bhikkhus, um bhikkhu que é um treinando compreende as cinco faculdades espirituais – a faculdade da convicção, a faculdade da energia, a faculdade da atenção plena, a faculdade da concentração, a faculdade da sabedoria. Ele ainda não permanece tendo contatado com o corpo aquilo que é o destino delas, a culminação delas, o fruto delas, o objetivo último delas; mas tendo penetrado aquilo através da sabedoria, ele vê. [2] Esse também é um método através do qual um bhikkhu que é um treinando, estando na posição de um treinando, compreende: ‘Eu sou um treinando.’

“E qual, bhikkhus, é o método através do qual um bhikkhu, que está além do treinamento, estando na posição de um além do treinamento, possa compreender: ‘Eu estou além do treinamento’? Neste caso, bhikkhus, um bhikkhu que está além do treinamento compreende as cinco faculdades espirituais – a faculdade da convicção ... a faculdade da sabedoria. Ele permanece tendo contatado com o corpo aquilo que é o destino delas, a culminação delas, o fruto delas, o objetivo último delas; e tendo penetrado aquilo através da sabedoria, ele vê. Esse é um método através do qual um bhikkhu, que está além do treinamento, estando na posição de um além do treinamento, compreende: ‘Eu estou além do treinamento.’

“Novamente, bhikkhus, um bhikkhu que está além do treinamento compreende as seis faculdades – a faculdade do olho, a faculdade do ouvido, a faculdade do nariz, a faculdade da língua, a faculdade do corpo, a faculdade da mente. Ele compreende: ‘Essas seis faculdades cessarão completamente e totalmente sem deixar vestígio e nenhuma outra dessas seis faculdades surgirão em nenhum lugar de nenhuma forma.’ Esse também é um método através do qual um bhikkhu, que está além do treinamento, estando na posição de um além do treinamento, compreende: ‘Eu estou além do treinamento.’

 


 

Notas:

[1] Fora do Dhamma e Disciplina do Abençoado. [Retorna]

[2] Esta construção destaca a diferença entre o treinando, (sekha), e o arahant. O primeiro viu Nibbana, o objetivo último no qual as faculdades culminam, mas ele ainda não teve a experiência completa; o arahant tanto viu o objetivo como o experimenta aqui e agora. [Retorna]

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.