Samyutta Nikaya XLVIII.52

Mallika Sutta

Mallika

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Assim ouvi. Em certa ocasião, o Abençoado estava entre os Mallikas, numa cidade denominada Uruvelakappa. Lá o Abençoado se dirigiu aos bhikkhus desta forma:

“Bhikkhus, enquanto o nobre conhecimento não tiver surgido no nobre discípulo, ainda não haverá estabilidade nas [outras] quatro faculdades, não haverá firmeza nas [outras] quatro faculdades.[1] Mas quando o nobre conhecimento surgiu no nobre discípulo, então haverá estabilidade nas [outras] quatro faculdades, haverá firmeza nas [outras] quatro faculdades.

“Bhikkhus, é como uma casa com um telhado com cumeeira: enquanto a cumeeira não for colocada no seu lugar, não haverá estabilidade nos caibros, não haverá firmeza nos caibros; mas quando a cumeeira tiver sido colocada no seu lugar, então haverá estabilidade nos caibros, então haverá firmeza nos caibros. Da mesma forma, bhikkhus, enquanto o nobre conhecimento não tiver surgido no nobre discípulo, ainda não haverá estabilidade nas [outras] quatro faculdades, não haverá firmeza nas [outras] quatro faculdades. Mas quando o nobre conhecimento surgir no nobre discípulo, então haverá estabilidade nas [outras] quatro faculdades, haverá firmeza nas [outras] quatro faculdades.

“Quais quatro? A faculdade da convicção, a faculdade da energia, a faculdade da atenção plena, a faculdade da concentração. No caso de um nobre discípulo que possui sabedoria, a convicção que resulta dela se torna estável; a energia que resulta dela se torna estável; a atenção plena que dela resulta se torna estável; a concentração que dela resulta se torna estável.”

 


 

Notas:

[1] O nobre conhecimento representa a faculdade da sabedoria. [Retorna]

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.