Samyutta Nikaya XLVIII.51

Sala Sutta

Sala

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Assim ouvi. Em certa ocasião, o Abençoado estava entre os Kosalas num vilarejo brâmane denominado Sala. Lá o Abençoado se dirigiu aos bhikkhus desta forma:

“Bhikkhus, assim como dentre os animais o leão, o rei dos animais, é considerado como o líder, isto é, em relação à sua força, velocidade e coragem, do mesmo modo, dentre os estados que conduzem à iluminação, a faculdade da sabedoria é considerada como a líder, isto é, para alcançar a iluminação.

“E quais, bhikkhus, são os estados que conduzem à iluminação? A faculdade da convicção, bhikkhus, é um estado que conduz à iluminação; leva à iluminação. A faculdade da energia é um estado que conduz à iluminação; leva à iluminação. A faculdade da atenção plena é um estado que conduz à iluminação; leva à iluminação. A faculdade da concentração é um estado que conduz à iluminação; leva à iluminação. A faculdade da sabedoria é um estado que conduz à iluminação; leva à iluminação.

“Assim como, bhikkhus, dentre os animais o leão é considerado como o principal, do mesmo modo, dentre os estados que conduzem à iluminação a faculdade da sabedoria é considerada como a principal, isto é, para alcançar a iluminação.”

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.