Samyutta Nikaya XLVIII.44

Pubbakotthaka Sutta

O Portão do Oriente

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Assim ouvi, Em certa ocasião, o Abençoado estava em Savatthi, no Portão do Oriente. Lá ele se dirigiu ao Ven. Sariputta desta forma:

“Sariputta, você tem convicção de que a faculdade da convicção, quando desenvolvida e cultivada, possui o Imortal como seu fundamento, possui o Imortal como seu destino, possui o Imortal como seu objetivo? Você tem convicção que a faculdade da energia … atenção plena … concentração ... sabedoria, quando desenvolvida e cultivada, possui o Imortal como seu fundamento, possui o Imortal como seu destino, possui o Imortal como seu objetivo?”

“Venerável senhor, eu não me baseio na convicção no Abençoado ao considerar isto: que a faculdade da convicção… energia … atenção plena … concentração ... sabedoria, quando desenvolvida e cultivada, possui o Imortal como seu fundamento, possui o Imortal como seu destino, possui o Imortal como seu objetivo. Aqueles que não compreenderam, viram, penetraram, realizaram ou contataram por meio da sabedoria, teriam que tomar por base a convicção nos outros ao considerar isto: que a faculdade da convicção ... energia … atenção plena … concentração ... sabedoria, quando desenvolvida e cultivada, possui o Imortal como seu fundamento, possui o Imortal como seu destino, possui o Imortal como seu objetivo. Mas aqueles que compreenderam, viram, penetraram, realizaram ou contataram por meio da sabedoria eles não teriam dúvida ou perplexidade em relação a isto: que a faculdade da convicção… energia … atenção plena … concentração ... sabedoria, quando desenvolvida e cultivada, possui o Imortal como seu campo, possui o Imortal como seu destino, possui o Imortal como seu objetivo.

E quanto a mim, venerável senhor, eu compreendi, vi, penetrei, realizei e contatei por meio da sabedoria. Eu não tenho dúvida ou perplexidade em relação a isto: que a faculdade da convicção … energia … atenção plena … concentração ... sabedoria, quando desenvolvida e cultivada, possui o Imortal como seu fundamento, possui o Imortal como seu destino, possui o Imortal como seu objetivo.”

“Muito bem, Sariputta! Aqueles que não compreenderam ... têm que tomar por base a convicção nos outros em relação a isto ... Mas aqueles que compreenderam ... eles não têm dúvida ou perplexidade em relação a isto: que a faculdade da convicção… energia … atenção plena … concentração ... sabedoria, quando desenvolvida e cultivada, possui o Imortal como seu fundamento, possui o Imortal como seu destino, possui o Imortal como seu objetivo.”

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.