Samyutta Nikaya XLVII.85

Esana Sutta

Buscas

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Em Savatthi.

(I. Conhecimento Direto)

“Bhikkhus, há essas três buscas. Quais três? A busca pelo prazer sensual, a busca por ser/existir, a busca por uma vida santa. Essas são as três buscas. Os quatro fundamentos da atenção plena devem ser desenvolvidos para o conhecimento direto dessas três buscas.[1]

“Quais quatro fundamentos da atenção plena? Neste caso, bhikkhus, um bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo. Ele permanece contemplando as sensações como sensações ... mente como mente ... objetos mentais como objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo. Esses quatro fundamentos da atenção plena devem ser desenvolvidos para o conhecimento direto dessas três buscas.”

... “Quais quatro fundamentos da atenção plena? Neste caso, bhikkhus, um bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo ... as sensações como sensações ... mente como mente ... objetos mentais como objetos mentais, que tem como objetivo último a destruição da cobiça, a destruição da raiva, a destruição da delusão.” ...

... “Quais quatro fundamentos da atenção plena? Neste caso, bhikkhus, um bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo ... as sensações como sensações ... mente como mente ... objetos mentais como objetos mentais, que tem o Imortal como base, o Imortal como seu destino, o Imortal como seu objetivo último.” ...

... “Quais quatro fundamentos da atenção plena? Neste caso, bhikkhus, um bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo ... as sensações como sensações ... mente como mente ... objetos mentais como objetos mentais, que decliva, tende e se inclina na direção de Nibbana. Esses quatro fundamentos da atenção plena devem ser desenvolvidos para o conhecimento direto dessas três buscas.”

Cada uma das seções que seguem (II – IV) devem ser elaboradas de acordo com o método empregado na seção acima sobre o conhecimento direto.

(II. Completa Compreensão)

“Bhikkhus, há essas três buscas. Quais três? A busca pelo prazer sensual, a busca por ser/existir, a busca por uma vida santa. Essas são as três buscas. Os quatro fundamentos da atenção plena devem ser desenvolvidos para a completa compreensão dessas três buscas.” ...

(III. Total Destruição)

“Bhikkhus, há essas três buscas. Quais três? A busca pelo prazer sensual, a busca por ser/existir, a busca por uma vida santa. Essas são as três buscas. Os quatro fundamentos da atenção plena devem ser desenvolvidos para a total destruição dessas três buscas.” ...

(IV. Abandono)

“Bhikkhus, há essas três buscas. Quais três? A busca pelo prazer sensual, a busca por ser/existir, a busca por uma vida santa. Essas são as três buscas. Os quatro fundamentos da atenção plena devem ser desenvolvidos para o abandono dessas três buscas.” ...

 


 

Notas:

[1] Veja o sutta paralelo a este no SN XLVI.111. [Retorna]

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Revisado: 16 Abril 2005

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