Samyutta Nikaya XLVII.42

Samudaya Sutta

Origem

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“Bhikkhus, eu ensinarei para vocês a origem e a dissolução dos quatro fundamentos da atenção plena. Ouçam e prestem muita atenção àquilo que eu vou dizer.” – “Sim, venerável senhor,” os bhikkhus responderam. O Abençoado disse o seguinte:

“E qual, bhikkhus, é a origem do corpo? Com a origem do alimento há a origem do corpo. Com a cessação do alimento há a dissolução do corpo.

“Com a origem do contato há a origem da sensação. Com a cessação do contato há a dissolução da sensação.

“Com a origem da mentalidade-materialidade (nome e forma) há a origem da consciência. Com a cessação da mentalidade-materialidade (nome e forma) há a dissolução da consciência. [1]

“Com a origem da atenção há a origem dos objetos mentais. Com a cessação da atenção há a dissolução dos objetos mentais.” [2]

 


 

Notas:

[1] Neste caso citta é tomada como sinônimo de viññana; namarupa, sendo a condição para este último também é a condição para o primeiro. Pois citta sempre surge baseada no organismo físico, (rupa), e em conjunto com o contato, sensação, percepção, volição e atenção, que são os constituintes de nama. [Retorna]

[2] Manasikarasamudaya dhammanam samudayo. Os fatores da iluminação, como objetos mentais, (dhamma), têm origem através da atenção com sabedoria; os obstáculos, através da atenção sem sabedoria. [Retorna]

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Revisado: 31 Outubro 2007

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