Samyutta Nikaya XLVI.29

Ekadhamma Sutta

Uma Coisa

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Bhikkhus, eu não vejo nenhuma outra coisa que, quando desenvolvida e cultivada, conduz ao abandono das coisas que agrilhoam de forma tão eficaz como esta: os sete fatores da iluminação. Quais sete? O fator da iluminação da atenção plena ... o fator da iluminação da equanimidade.”

“E como, bhikkhus, os sete fatores da iluminação são desenvolvidos e cultivados para que conduzam ao abandono das coisas que agrilhoam? Nesse caso, bhikkhus, um bhikkhu desenvolve o fator da iluminação da atenção plena, que tem como base o afastamento, desapego e cessação, que amadurece no abandono ... Ele desenvolve o fator da iluminação da equanimidade, que tem como base o afastamento, desapego e cessação, que amadurece no abandono. Quando os sete fatores da iluminação são desenvolvidos e cultivados desse modo é que eles conduzem ao abandono das coisas que agrilhoam.

“E quais, bhikkhus, são as coisas que agrilhoam? O olho é uma coisa que agrilhoa; é aqui que esses grilhões, correntes e algemas surgem. O ouvido é uma coisa que agrilhoa ... O nariz é uma coisa que agrilhoa ... A língua é uma coisa que agrilhoa ... O corpo é uma coisa que agrilhoa ... A mente é uma coisa que agrilhoa; é aqui que esses grilhões, correntes e algemas surgem. Essas são chamadas de coisas que agrilhoam.”

 


>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.