Samyutta Nikaya XLVI.28

Nibbedhabhagiya Sutta

A Qualidade da Penetração

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Bhikkhus, eu ensinarei para vocês o caminho que faz parte da penetração.[1] Ouçam e prestem muita atenção àquilo que eu vou dizer.” – “Sim, venerável senhor,” os bhikkhus responderam. O Abençoado disse o seguinte:

“E qual, bhikkhus, é o caminho que faz parte da penetração? Os sete fatores da iluminação. Quais sete? O fator da iluminação da atenção plena ... o fator da iluminação da equanimidade.”

Quando isso foi dito, o Venerável Udayi perguntou ao Abençoado: “Venerável senhor, como os sete fatores da iluminação são desenvolvidos e cultivados para que conduzam à penetração?”

“Nesse caso, Udayi, um bhikkhu desenvolve o fator da iluminação da atenção plena, que tem como base o afastamento, desapego e cessação, que amadurece no abandono; que é vasto, glorificado, imensurável, sem má vontade. Com uma mente que tenha desenvolvido o fator da iluminação da atenção plena, ele penetra e parte a massa de cobiça que ele nunca antes havia penetrado e partido; ele penetra e parte a massa de raiva que ele nunca antes havia penetrado e partido; ele penetra e parte a massa de delusão que ele nunca antes havia penetrado e partido.

...

“Ele desenvolve o fator da iluminação da equanimidade, que tem como base o afastamento, desapego e cessação, que amadurece no abandono; que é vasto, glorificado, imensurável, sem má vontade. Com uma mente que tenha desenvolvido o fator da iluminação da equanimidade, ele penetra e parte a massa de cobiça ... a massa de raiva ... a massa de delusão que ele nunca antes havia penetrado e partido.

“Quando, Udayi, os sete fatores da iluminação são desenvolvidos e cultivados dessa forma é que eles conduzem à penetração.”

 


 

Notas:

[1] “Penetração” também pode ser interpretado como insight. A razão pela qual o caminho é assim descrito será esclarecida mais adiante. [Retorna]

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.