Samyutta Nikaya XLV.1

Avijja Sutta

Ignorância

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Assim ouvi. Em certa ocasião, o Abençoado estava em Savathi, no Bosque de Jeta no Parque de Anathapindika. Lá ele se dirigiu aos monges desta forma: “Bhikkhus!”

“Venerável Senhor,” eles responderam. O Abençoado disse o seguinte:

“Bhikkhus, a ignorância é a precursora dos estados ruins e prejudiciais, seguida pela ausência de vergonha de cometer transgressões e pela ausência de temor de cometê-las. Para um tolo, imerso na ignorância, o entendimento incorreto surge. Naquele que possui o entendimento incorreto, o pensamento incorreto surge. Naquele que possui o pensamento incorreto, a linguagem incorreta surge. Naquele que possui a linguagem incorreta, a ação incorreta surge. Naquele que possui a ação incorreta, o modo de vida incorreto surge. Naquele que possui o modo de vida incorreto, o esforço incorreto surge. Naquele que possui o esforço incorreto, a atenção plena incorreta surge. Naquele que possui a atenção plena incorreta, a concentração incorreta surge.

“Bhikkhus, o verdadeiro conhecimento é o precursor dos estados benéficos, seguido pela vergonha de cometer transgressões e pelo temor de cometê-las. [1] Para um sábio que alcançou o verdadeiro conhecimento, o entendimento correto surge. Naquele que possui o entendimento correto, o pensamento correto surge. Naquele que possui o pensamento correto, a linguagem correta surge. Naquele que possui a linguagem correta, a ação correta surge. Naquele que possui a ação correta, o modo de vida correto surge. Naquele que possui o modo de vida correto, o esforço correto surge. Naquele que possui o esforço correto, a atenção plena correta surge. Naquele que possui a atenção plena correta, a concentração correta surge.”

 


 

Notas:

[1] O verdadeiro conhecimento, (vijja), é a compreensão da responsabilidade pelas próprias ações. Vergonha de cometer transgressões, (hiri), e temor de cometer transgressões, (ottappa), são chamadas de “guardiãs do mundo” (Veja também o Glossário). [Retorna]

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.