Samyutta Nikaya XLI.4

Mahaka Sutta

Mahaka

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Certa ocasião um número de bhikkhus seniores estavam no mangueiral Silvestre em Macchikasanda. Então Citta, o chefe de família, foi até esses bhikkhus seniores e depois de cumprimentá-los sentou a um lado e disse: “Veneráveis senhores, que os veneráveis concordem em aceitar de mim a refeição de amanhã no meu estábulo.”

Os bhikkhus seniores concordaram em silêncio. Então Citta, sabendo que eles haviam concordado, levantou do seu assento e depois de homenageá-los, mantendo-os à sua direita, partiu.

Então, quando havia terminado a noite, ao amanhecer, os bhikkhus seniores vestiram os seus mantos e carregando as suas tigelas e os mantos externos foram até o estábulo do chefe de família Citta, sentando nos assentos que haviam sido preparados.

Então, com as próprias mãos, o chefe de família Citta serviu e satisfez os bhikkhus seniores com um delicioso arroz com leite feito com manteiga clarificada. Quando os bhikkhus seniores haviam terminado de comer e tendo colocado as tigelas de lado, eles levantaram dos seus assentos e partiram.

Então, Citta, tendo dito, “Dê aquilo que sobrou,” seguiu de perto os bhikkhus seniores. Agora, naquela ocasião, fazia um calor intenso, e os veneráveis caminhavam como se os seus corpos estivessem derretendo devido ao que haviam comido. Agora, naquela ocasião, o Venerável Mahaka era o bhikkhu mais júnior daquela Sangha. Então o Venerável Mahaka disse para o mais sênior daqueles bhikkhus: “Seria bom, venerável senhor, se um brisa fresca soprasse e uma cobertura de nuvens se formasse e que do céu caísse uma garoa.”

“Isso seria muito bom, amigo.”

Assim, o Venerável Mahaka realizou tamanha façanha que uma brisa fresca soprou e uma cobertura de nuvens se formou e do céu caiu uma garoa.

Então, Citta pensou: “Esse é o poder e a força espiritual que possui o bhikkhu mais júnior dessa Sangha!”

Chegando ao monastério o Venerável Mahaka perguntou ao bhikkhu mais sênior: “Isso foi o suficiente, Venerável senhor?”

“Isso é o suficiente, amigo Mahaka. Aquilo que foi feito é o suficiente, amigo Mahaka, aquilo que foi oferecido é o suficiente.”

Então, os bhikkhus seniores foram para as suas moradias e o Venerável Mahaka foi para a moradia dele.

Então, Citta foi até o Venerável Mahaka e depois de cumprimentá-lo sentou a um lado e disse: “Seria bom, Venerável senhor, se o Mestre Mahaka me mostrasse uma façanha supra-humana.”

“Então, chefe de família, abra a sua capa na varanda e espalhe um punhado de capim sobre ela.”

“Sim, venerável senhor,” Citta respondeu e ele abriu a sua capa na varanda e espalhou um punhado de capim sobre ela.

Em seguida, depois de ter entrado na sua moradia, o Venerável Mahaka fechou a porta com um ferrolho e realizou tamanha façanha supra-humana que uma chama atravessou pelo buraco da fechadura e pelas fissuras da porta e queimou o capim mas não a capa. O chefe de família Citta sacudiu a sua capa e ficou em pé a um lado, chocado e aterrorizado.

Então, o Venerável Mahaka saiu da sua moradia e disse para Citta: “Isso foi o suficiente, chefe de família?”

“Isso é o suficiente, Venerável Mahaka. Aquilo que foi feito é o suficiente, Venerável Mahaka, aquilo que foi oferecido é o suficiente. Que o Mestre Mahaka desfrute do prazeroso mangueiral Silvestre em Macchikasanda. Eu serei diligente em prover o Mestre Mahaka com mantos, comida, moradia e medicamentos.”

“Isso é dito com bondade, chefe de família.”

Depois, o Venerável Mahaka arrumou a sua moradia e tomando a tigela e o manto externo, partiu de Macchikasanda. Ao ter deixado Macchikasanda, ele partiu em definitivo e nunca mais regressou.

 


>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 8 Dezembro 2015

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.