Samyutta Nikaya XIV.38

Samanabrahmana (dutiya) Sutta

Contemplativos e Brâmanes

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Em Savathi. “Bhikkhus, há esses quatro elementos. Quais quatro? O elemento terra, o elemento água, o elemento fogo e o elemento ar.

“Aqueles contemplativos ou brâmanes que não compreendem como na verdade é a origem e a cessação, a gratificação, o perigo e a escapatória no caso desses quatro elementos: esses eu não considero como contemplativos dentre contemplativos ou brâmanes dentre brâmanes, e esses veneráveis, por não realizarem por si mesmos com o conhecimento direto, nesta vida não entram e permanecem no objetivo da vida contemplativa e no objetivo de um brâmane.

“Mas, bhikkhus, aqueles contemplativos ou brâmanes que compreendem como na verdade é a origem e a cessação, a gratificação, o perigo e a escapatória no caso desses quatro elementos: esses eu considero como contemplativos dentre contemplativos ou brâmanes dentre brâmanes, e esses veneráveis, por realizarem por si mesmos com o conhecimento direto, nesta vida entram e permanecem no objetivo da vida contemplativa e no objetivo de um brâmane.”

 

 

Revisado: 4 Setembro 2004

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.