Samyutta Nikaya XII.54

Samyojana (dutiya) Sutta

Grilhões

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Em Savatthi. "Suponham, bhikkhus, uma lamparina queimando na dependência do azeite e do pavio e que alguém de tempos em tempos adicione azeite e regule o pavio. Assim, sustentada pelo azeite, tendo o azeite como combustível, aquela lamparina irá arder por muito tempo. Do mesmo modo, quando alguém permanece contemplando a gratificação nas coisas que agrilhoam, o desejo aumenta.

"Com o desejo como condição, o apego surge; com o apego como condição, o ser/existir surge; com o ser/existir como condição, o nascimento surge; com o nascimento como condição, o envelhecimento e morte, lamentação, dor, angústia e desespero surgem. Essa é a origem de toda essa massa de sofrimento.

"Suponham, bhikkhus, uma lamparina queimando na dependência do azeite e do pavio e que alguém de tempos em tempos não adicione azeite e não regule o pavio. Assim, quando o suprimento de azeite for esgotado, sem ser alimentada com mais combustível, sem sustentação, aquela lamparina seria extinta. Do mesmo modo, quando alguém permanece contemplando o perigo nas coisas que agrilhoam, o desejo cessa.

"Com a cessação do desejo, o apego cessa; com a cessação do apego, o ser/existir cessa; ; com a cessação do ser/existir, o nascimento cessa; com a cessação do nascimento, o envelhecimento e morte, lamentação, dor, angústia e desespero cessam. Essa é a cessação de toda essa massa de sofrimento."

 


>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 27 Julho 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.