Samyutta Nikaya XII.20

Paccaya Sutta

Condições

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Em Savathi.”Bhikkhus, eu ensinarei para vocês a origem dependente e os fenômenos com origem dependente. Ouçam e prestem muita atenção àquilo que eu vou dizer.” – “Sim, venerável senhor,” os bhikkhus responderam. O Abençoado disse o seguinte::

“O que, bhikkhus, é origem dependente? Do nascimento como condição surge o envelhecimento e morte. Havendo ou não o surgimento de um Tathagata essa propriedade se mantém – essa regularidade do Dhamma, essa ordenação do Dhamma, essa condicionalidade isto/aquilo. O Tathagata desperta de forma direta para isso, penetra isso. Despertando de forma direta e penetrando isso, ele o explica, ensina, proclama, estabelece, revela, analisa, elucida. E ele diz, ‘Vejam, bhikkhus, do nascimento como condição, o envelhecimento e morte [surge].

“Do ser/existir como condição, o nascimento…

“Do apego como condição, o ser/existir…

“Do desejo como condição, o apego…

“Da sensação como condição, o desejo…

“Do contato como condição, a sensação…

“Das seis bases dos sentidos como condição, o contato…

“Da mentalidade-materialidade (nome e forma) como condição, as seis bases dos sentidos…

“Da consciência como condição, a mentalidade-materialidade (nome e forma)…

“Das formações volitivas como condição, a consciência…

“Da ignorância como condição, as formações volitivas. Havendo ou não o surgimento de um Tathagata essa propriedade se mantém – essa regularidade do Dhamma, essa ordenação do Dhamma, essa condicionalidade isto/aquilo. O Tathagata desperta de forma direta para isso, penetra isso. Despertando de forma direta e penetrando isso, ele o explica, ensina, proclama, estabelece, revela, analisa, elucida. E ele diz, ‘Vejam, bhikkhus, da ignorância como condição, as formações volitivas.’

“Portanto, bhikkhus, a realidade disso, a infalibilidade, o que não é de outra forma, a condicionalidade isto/aquilo: a isto se chama origem dependente.

“E o que, bhikkhus, são fenômenos com origem dependente? Envelhecimento e morte são fenômenos com origem dependente: impermanentes, condicionados, com origem dependente, sujeitos à destruição, ao desaparecimento, à cessação.

“ Nascimento é um fenômeno com origem dependente…

“ Ser/existir é um fenômeno com origem dependente…

“ Apego é um fenômeno com origem dependente…

“ Desejo é um fenômeno com origem dependente…

“ Sensação é um fenômeno com origem dependente…

“ Contato é um fenômeno com origem dependente…

“ As seis bases dos sentidos são um fenômeno com origem dependente…

“ Mentalidade-materialidade (nome e forma) é um fenômeno com origem dependente…

“ Consciência é um fenômeno com origem dependente…

“ Formações volitivas são um fenômeno com origem dependente…

“ Ignorância é um fenômeno com origem dependente: impermanente, condicionado, com origem dependente, sujeito à destruição, ao desaparecimento, à cessação. Esses são chamados os fenômenos com origem dependente.

“Quando um nobre discípulo viu bem, com correta sabedoria, essa origem dependente e esses fenômenos com origem dependente, da forma como eles na verdade são, não é possível que ele regresse ao passado, pensando, ‘Eu existi no passado? Não existi no passado? O que fui no passado? Como eu era no passado? Tendo sido que, no que me tornei no passado? Existirei no futuro? Não existirei no futuro? O que serei no futuro? Como serei no futuro? Tendo sido que, no que me tornarei no futuro?’ ou que ele esteja no seu íntimo perplexo acerca do presente: ‘Eu sou? Eu não sou? O que sou? Como sou? De onde veio este ser? Para onde irá?’ Isso não é possível. Por que isso? Porque um nobre discípulo viu bem, com correta sabedoria, essa origem dependente e esses fenômenos com origem dependente, da forma como eles na verdade são.

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Setembro 2004

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.