Samyutta Nikaya LVI.48

Chiggala Sutta

O Furo

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Bhikkhus, suponham que este grande planeta terra estivesse completamente coberto com água e um homem lançasse uma bóia com um único furo. Um vento do leste a empurraria para o oeste, um vento do oeste a empurraria para o leste. Um vento do norte a empurraria para o sul, um vento do sul a empurraria para o norte. E suponham que houvesse uma tartaruga cega. Ela viria para a superfície uma vez a cada cem anos. Agora o que vocês pensam, bhikkhus, aquela tartaruga cega, vindo para a superfície uma vez a cada cem anos, colocaria o seu pescoço naquela bóia com um único furo?”

“Seria por mero acaso, venerável senhor, que a tartaruga cega, vindo para a superfície uma vez a cada cem anos, colocasse o seu pescoço naquela bóia com um único furo."

“Assim também, é um mero acaso que alguém obtenha o estado humano. [1] Assim também, é um mero acaso que um Tathagata, um Arahant, perfeitamente iluminado, surja no mundo. Do mesmo modo, é um mero acaso que o Dhamma e Disciplina expostos por um Tathagata brilhe no mundo.

“Vocês obtiveram esse estado humano, bhikkhus. Um Tathagata, um Arahant, perfeitamente iluminado, surgiu no mundo. O Dhamma e Disciplina expostos pelo Tathagata brilha no mundo.

“Portanto, bhikkhus, um esforço deve ser feito para compreender: ‘Isto é sofrimento.’ Um esforço deve ser feito para compreender: ‘Esta é a origem do sofrimento.’ Um esforço deve ser feito para compreender: ‘Esta é a cessação do sofrimento.’ Um esforço deve ser feito para compreender: ‘Este é o caminho que conduz à cessação do sofrimento.’”

 


 

Notas:

[1] Esta afirmação deve ser tomada como um enunciado de cunho retórico e não filosófico. No nível doutrinário as três ocorrências aqui mencionadas não acontecem ao acaso mas ocorrem de acordo com causas e condições. [Retorna]

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.