Samyutta Nikaya LVI.24

Arahanta Sutta

Arahants

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Em Savatthi. “Bhikkhus, quaisquer Arahants, Perfeitamente Iluminados, que no passado despertaram completamente para as coisas como elas na verdade são, todos despertaram para as Quatro Nobres Verdades como elas na verdade são. Quaisquer Arahants, Perfeitamente Iluminados, que no futuro despertarão completamente para as coisas como elas na verdade são, todos despertarão para as Quatro Nobres Verdades como elas na verdade são. Quaisquer Arahants, Perfeitamente Iluminados, que no presente despertam completamente para as coisas como elas na verdade são, todos despertam para as Quatro Nobres Verdades como elas na verdade são.

“Quais quatro? A nobre verdade do sofrimento, a nobre verdade da origem do sofrimento, a nobre verdade da cessação do sofrimento, a nobre verdade do caminho que conduz à cessação do sofrimento. Quaisquer Arahants, Perfeitamente Iluminados, que no passado despertaram ... que no futuro despertarão ... que no presente despertam completamente para as coisas como elas na verdade são, todos despertam para as Quatro Nobres Verdades como elas na verdade são.

“Portanto, bhikkhus, um esforço deve ser feito para compreender: ‘Isto é sofrimento.’ Um esforço deve ser feito para compreender: ‘Esta é a origem do sofrimento.’ Um esforço deve ser feito para compreender: ‘Esta é a cessação do sofrimento.’ Um esforço deve ser feito para compreender: ‘Este é o caminho que conduz à cessação do sofrimento.’”

 


>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.