Samyutta Nikaya LVI.13

Khandha Sutta

Agregados

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Bhikkhus, há essas Quatro Nobres Verdades. Quais quatro? A nobre verdade do sofrimento, a nobre verdade da origem do sofrimento, a nobre verdade da cessação do sofrimento, a nobre verdade do caminho que conduz à cessação do sofrimento.

“E qual, bhikkhus, é a nobre verdade do sofrimento? Deve ser dito: os cinco agregados influenciados pelo apego, isto é, o agregado da forma influenciado pelo apego, o agregado da sensação influenciado pelo apego, o agregado da percepção influenciado pelo apego, o agregado das formações influenciado pelo apego, o agregado da consciência influenciado pelo apego. Isso é chamado a nobre verdade do sofrimento.

“E qual, bhikkhus, é a nobre verdade da origem do sofrimento? É este desejo que conduz a uma renovada existência, acompanhado pela cobiça e pelo prazer, buscando o prazer aqui e ali; isto é, o desejo pelos prazeres sensuais, o desejo por ser/existir, o desejo por não ser/existir. Isso é chamado a nobre verdade da origem do sofrimento

“E qual, bhikkhus, é a nobre verdade da cessação do sofrimento? É o desaparecimento e cessação sem deixar vestígios daquele mesmo desejo, abrir mão, descartar, libertar-se, despegar desse mesmo desejo. Isso é chamado a nobre verdade da cessação do sofrimento.

“E qual, bhikkhus, é a nobre verdade do caminho que conduz à cessação do sofrimento? É este Nobre Caminho Óctuplo: entendimento correto, pensamento correto, palavra correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, concentração correta. . Isso é chamado a nobre verdade do caminho que conduz à cessação do sofrimento

“Essas, bhikkhus, são as Quatro Nobres Verdades.

“Portanto, bhikkhus, o esforço deve ser feito para compreender: ‘Isto é sofrimento.’ O esforço deve ser feito para compreender: ‘Esta é a origem do sofrimento.’ O esforço deve ser feito para compreender: ‘Esta é a cessação do sofrimento.’ O esforço deve ser feito para compreender: ‘Este é o caminho que conduz à cessação do sofrimento.’”

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.