Samyutta Nikaya LV.33

Puññabhisanda (Tatiya) Sutta

Fontes de Mérito

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Em Savatthi. “Bhikkhus, há essas quatro fontes de méritos, fontes daquilo que é benéfico, alimento da felicidade. Quais quatro?

“Aqui, bhikkhus, o nobre discípulo possui perfeita claridade, serenidade e confiança no Buda assim: ‘O Abençoado é um arahant, perfeitamente iluminado, consumado no verdadeiro conhecimento e conduta, bem-aventurado, conhecedor dos mundos, um líder insuperável de pessoas preparadas para serem treinadas, mestre de devas e humanos, desperto, sublime.’ Essa é a primeira fonte de mérito, fonte daquilo que é benéfico, alimento da felicidade.

“Outra vez, bhikkhus, o nobre discípulo possui perfeita claridade, serenidade e confiança no Dhamma assim: ‘O Dhamma é bem proclamado pelo Abençoado, visível no aqui e agora, com efeito imediato, que convida ao exame, que conduz para adiante, para ser experimentado pelos sábios por eles mesmos.’ Essa é a segunda fonte de mérito, fonte daquilo que é benéfico, alimento da felicidade.

“Outra vez, bhikkhus, o nobre discípulo possui perfeita claridade, serenidade e confiança na Sangha assim: ‘Sangha dos discípulos do Abençoado pratica o bom caminho, pratica o caminho reto, pratica o caminho verdadeiro, pratica o caminho adequado, isto é, os quatro pares de pessoas, os oito tipos de indivíduos; esta Sangha dos discípulos do Abençoado é merecedora de dádivas, merecedora de hospitalidade, merecedora de oferendas, merecedora de saudações com reverência, um campo inigualável de mérito para o mundo.’ Essa é a terceira fonte de mérito, fonte daquilo que é benéfico, alimento da felicidade.

“Outra vez, bhikkhus, o nobre discípulo é sábio, ele possui a completa compreensão da origem e cessação, que é nobre e penetrante, conduzindo à completa destruição do sofrimento.

“Essas são as quatro fontes de méritos, fontes daquilo que é benéfico, alimento da felicidade.”

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 5 Setembro 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.