Samyutta Nikaya LV.21

Mahanama (pathama) Sutta

Mahanama

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Assim ouvi. Em certa ocasião o Abençoado estava entre os Sakyas em Kapilavatthu, no Parque de Nigrodha. Então o Sakya Mahanama foi até o Abençoado e depois de cumprimentá-lo sentou a um lado e disse:

“Venerável senhor, esta Kapilavatthu é rica, próspera e populosa, repleta de gente e bem suprida. À noite, quando entro em Kapilavatthu, depois de visitar o Abençoado ou os bhikkhus dignos de respeito, eu topo com um elefante desgarrado, um cavalo desgarrado, uma carruagem desgarrada, uma carroça desgarrada, um homem desgarrado. Nessa ocasião, venerável senhor, a minha atenção plena em relação ao Abençoado fica confusa, a minha atenção plena em relação ao Dhamma fica confusa, a minha atenção plena em relação à Sangha fica confusa. O pensamento então me ocorre: ‘Se neste momento eu morresse, qual seria o meu destino, qual seria o meu futuro percurso?’”

“Não tema, Mahanama! Não tema, Mahanama! A sua morte não será ruim, o seu falecimento não será ruim. Quando a mente de uma pessoa foi fortalecida durante muito tempo pela convicção, virtude, aprendizado, generosidade, e sabedoria, aqui mesmo corvos, abutres, falcões, cachorros e chacais, ou várias criaturas devoram esse corpo, que consiste de forma, que consiste dos quatro grandes elementos, procriado por uma mãe e um pai, construído com arroz cozido e mingau, sujeito à impermanência, a ser gasto e pulverizado, à dissolução e desintegração. Mas a sua mente que foi fortalecida durante muito tempo pela convicção, virtude, aprendizado, generosidade, e sabedoria - esta vai para cima, vai para a distinção. [1]

“Suponha Mahanama que alguém mergulhe um pote de manteiga ou um pote de óleo numa lagoa profunda e o quebre. Todos os cacos e fragmentos do pote afundariam, mas a manteiga ou o óleo subiriam. Assim também, Mahanama, quando a mente de uma pessoa foi fortalecida durante muito tempo pela convicção, virtude, aprendizado, generosidade, e sabedoria, aqui mesmo corvos ... Mas a sua mente que foi fortalecida durante muito tempo pela convicção, virtude, aprendizado, generosidade, e sabedoria - esta vai para cima, vai para a distinção.”

“Não “Não tema, Mahanama! Não tema, Mahanama! A sua morte não será ruim, o seu falecimento não será ruim.”

 


 

Notas:

[1] A distinção pode ser um renascimento num mundo superior e nibbana.

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 6 Abril 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.