Samyutta Nikaya LII.3

Sutanu Sutta

Sutanu

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Em certa ocasião, o Venerável Anuruddha estava em Savatthi à margem do Sutanu. Então, um grande número de bhikkhus foram até o Venerável Anuruddha e eles se cumprimentaram. Quando a conversa cortês e amigável havia terminado, eles sentaram a um lado e disseram para o Venerável Anuruddha:

“Por ter desenvolvido e cultivado quais coisas é que o Venerável Anuruddha alcançou a supremacia do conhecimento direto?”

“Amigos, é porque eu desenvolvi e cultivei os quatro fundamentos da atenção plena que alcancei a supremacia do conhecimento direto. Quais quatro? Aqui, amigos, eu permaneci contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo.

“Eu permaneci contemplando as sensações como sensações ... mente como mente ... objetos mentais como objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo.

“Amigos, é porque eu desenvolvi e cultivei os quatro fundamentos da atenção plena que alcancei a supremacia do conhecimento direto. Além disso, amigos, é porque eu desenvolvi e cultivei os quatro fundamentos da atenção plena que eu conheci diretamente o estado inferior como inferior; que eu conheci diretamente o estado médio como médio; que eu conheci diretamente o estado sublime como sublime.” [1]

 


 

Notas:

[1] Estados inferiores, (hina dhamma), são os doze tipos de consciência prejudicial; estados médios, (majjhima dhamma), são os tipos de consciência mundana benéfica, as consciências resultantes, funcionais e a forma; estados sublimes, (panita dhamma), são os quatro caminhos supramundanos, os seus frutos e Nibbana. [Retorna]

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Revisado: 16 Abril 2005

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