Samyutta Nikaya LI.17

Samanabrahmana Sutta

Contemplativos e Brâmanes

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Bhikkhus, todos os contemplativos e brâmanes que no passado exerceram os vários tipos de poderes supra-humanos, tais como: tendo sido um, eles se tornaram vários; tendo sido vários, eles se tornaram um; eles apareceram e desapareceram; eles cruzaram sem nenhum problema uma parede, um cercado, uma montanha ou através do espaço; eles mergulharam e saíram da terra como se fosse água; eles caminharam sobre a água sem afundar como se fosse terra; sentados de pernas cruzadas eles cruzaram o espaço como se fosse um pássaro; com a sua mão eles tocaram e acariciaram a lua e o sol tão fortes e poderosos; eles exerceram poderes corporais até mesmo nos distantes mundos de Brahma – todos assim o fizeram porque eles desenvolveram e cultivaram as quatro bases do poder espiritual.

“Todos os contemplativos e brâmanes que no futuro irão exercer os vários tipos de poderes supra-humanos, tais como: tendo sido um, eles se tornam vários... eles exercem poderes corporais até mesmo nos distantes mundos de Brahma – todos assim o farão porque eles terão desenvolvido e cultivado as quatro bases do poder espiritual.

“Todos os contemplativos e brâmanes que no presente exercem os vários tipos de poderes supra-humanos, tais como: tendo sido um, eles se tornam vários... eles exercem poderes corporais até mesmo nos distantes mundos de Brahma – todos assim o fazem porque eles desenvolveram e cultivaram as quatro bases do poder espiritual.

“Quais quatro? Neste caso, bhikkhus, um bhikkhu desenvolve a base do poder espiritual que possui concentração devido ao desejo e às formações volitivas do esforço. Ele desenvolve a base do poder espiritual que possui concentração devido à energia e às formações volitivas do esforço. Ele desenvolve a base do poder espiritual que possui concentração devido à mente e às formações volitivas do esforço. Ele desenvolve a base do poder espiritual que possui concentração devido à investigação e às formações volitivas do esforço.

“Bhikkhus, todos os contemplativos e brâmanes que no passado ... no futuro ... no presente exercem os vários tipos de poderes supra-humanos ... todos assim o fazem porque eles desenvolveram e cultivaram as quatro bases do poder espiritual.”

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.