Itivuttaka 74

Putta Sutta

Filhos

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Isto foi dito pelo Abençoado, dito pelo Arahant, assim ouvi: "Bhikkhus, há três tipos de filhos que podem ser encontrados no mundo. Quais três? O tipo superior, o tipo semelhante, e o tipo inferior.

"Agora, bhikkhus, qual é tipo de filho superior? Nesse caso um filho tem uma mãe e um pai que não buscaram refúgio no Buda, no Dhamma, e na Sangha; que não se abstêm de tirar a vida de outros seres, de tomar o que não é dado, da conduta imprópria em relação aos prazeres sensuais, da linguagem mentirosa e do vinho, álcool e outros embriagantes que causam a negligência; que não são virtuosos e têm conduta ruim. Mas o filho buscou refúgio no Buda, no Dhamma, e na Sangha; se abstém de tirar a vida de outros seres, de tomar o que não é dado, da conduta imprópria em relação aos prazeres sensuais, da linguagem mentirosa e do vinho, álcool e outros embriagantes que causam a negligência; é virtuoso e tem conduta boa.

"Agora, bhikkhus, qual é tipo de filho semelhante? Nesse caso um filho tem uma mãe e um pai que buscaram refúgio no Buda, no Dhamma, e na Sangha; que se abstêm de tirar a vida de outros seres, de tomar o que não é dado, da conduta imprópria em relação aos prazeres sensuais, da linguagem mentirosa e do vinho, álcool e outros embriagantes que causam a negligência; que são virtuosos e têm conduta boa. E o filho buscou refúgio no Buda, no Dhamma, e na Sangha; se abstém de tirar a vida de outros seres, de tomar o que não é dado, da conduta imprópria em relação aos prazeres sensuais, da linguagem mentirosa e do vinho, álcool e outros embriagantes que causam a negligência; é virtuoso e tem conduta boa.

"Agora, bhikkhus, qual é tipo de filho inferior? Nesse caso um filho tem uma mãe e um pai que buscaram refúgio no Buda, no Dhamma, e na Sangha; que se abstêm de tirar a vida de outros seres, de tomar o que não é dado, da conduta imprópria em relação aos prazeres sensuais, da linguagem mentirosa e do vinho, álcool e outros embriagantes que causam a negligência; que são virtuosos e têm conduta boa. Mas o filho não buscou refúgio no Buda, no Dhamma, e na Sangha; não se abstém de tirar a vida de outros seres, de tomar o que não é dado, da conduta imprópria em relação aos prazeres sensuais, da linguagem mentirosa e do vinho, álcool e outros embriagantes que causam a negligência; não é virtuoso e tem conduta ruim.

"Esses bhikkhus, são os três tipos de filhos que podem ser encontrados no mundo."

Os sábios desejam um filho
superior ou semelhante.
Eles não desejam um filho inferior,
que desonra a família.

Pois esse tipo de filhos no mundo
que são discípulos leigos devotos,
distinguindo-se em fé e virtude,
generosos, sem egoísmo,
brilham nas assembléias,
tal como a lua livre das nuvens.

 


>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 5 Julho 2014

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.