Itivuttaka 49

Ditthigata Sutta

Suportados por Idéias

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Isto foi dito pelo Abençoado, dito pelo Arahant, assim ouvi: “Suportados por dois tipos de idéias, alguns seres humanos e divinos aderem, outros seres humanos e divinos se excedem, enquanto que aqueles com visão vêem.

“E como alguns aderem? Seres humanos e divinos apreciam o ser/existir, se deliciam com o ser/existir, estão satisfeitos com o ser/existir. Quando o Dhamma é ensinado com o objetivo de cessar o ser/existir, as suas mentes não se interessam por aquilo, não são acalmadas por aquilo, não se estabelecem naquilo ou se determinam por aquilo. Assim é como alguns aderem.

“E como alguns se excedem? Alguns, sentindo-se horrorizados, humilhados e enojados com esse mesmo ser/existir, desfrutam da não existência: ‘Quando este eu, com a dissolução do corpo, após a morte, morrer e for destruído, e não existir depois da morte, isso é a paz, isso é excelente, isso é a realidade!’ Assim é como alguns se excedem.

“E como aqueles com visão vêem? É o caso em que um bhikkhu vê aquilo que veio a ser como veio a ser. Vendo aquilo que veio a ser como veio a ser, ele pratica para o desencantamento com relação aquilo que veio a ser, desapego com relação aquilo que veio a ser, cessação com relação aquilo que veio a ser. Assim é como aqueles com visão vêem. [1]

Tendo visto aquilo que veio a ser
como veio a ser,
superando aquilo que veio a ser,
ele está libertado de acordo com a verdade
exaurindo o desejo por ser/existir.

Quando um bhikkhu compreende completamente
aquilo que veio a ser como tal,
livre do desejo por ser isto ou aquilo
com a extinção daquilo que veio a ser,
ele superou o renascimento.

 

 


 

Notas:

1. Este discurso ilustra a função da atenção com sabedoria, (yoniso manasikara), mencionada no Iti 16. Veja também o SN XII.15 e o Snp I.1 – nota 10, que apresentam o mesmo ponto abordado neste sutta sob perspectivas distintas. [Retorna]

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Setembro 2006

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.