Anguttara Nikaya XI.3

Upanisa (pathama) Sutta

Condição

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


"Bhikkhus, (1) para uma pessoa imoral, alguém deficiente no comportamento virtuoso, (2) a libertação do arrependimento carece a sua condição. Quando não há a libertação do arrependimento, alguém deficiente na libertação do arrependimento, (3) a satisfação carece a sua condição. Quando não há satisfação, alguém deficiente na satisfação, (4) o êxtase carece a sua condição. Quando não há êxtase, alguém deficiente no êxtase, (5) a calma carece a sua condição. Quando não há calma, alguém deficiente na calma, (6) a felicidade carece a sua condição. Quando não há felicidade, alguém deficiente na felicidade, (7) a concentração carece a sua condição. Quando não há concentração, alguém deficiente na concentração, (8) o conhecimento e visão de como as coisas na verdade são carece a sua condição. Quando não há conhecimento e visão de como as coisas na verdade são, alguém deficiente no conhecimento e visão de como as coisas na verdade são, (9) o desencantamento carece a sua condição. Quando não há desencantamento, alguém deficiente no desencantamento, (10) o desapego carece a sua condição. Quando não há desapego, alguém deficiente no desapego,(11) o conhecimento e visão da libertação carece a sua condição.

"Suponham uma árvore desprovida de galhos e folhas, os seus brotos não irão amadurecer, nem a sua casca, nem o seu alburno, nem o seu cerne; assim também, para uma pessoa imoral, alguém deficiente no comportamento virtuoso, a libertação do arrependimento carece a sua condição. Quando não há a libertação do arrependimento ... o conhecimento e visão da libertação carece a sua condição.

"Bhikkhus, (1) para uma pessoa virtuosa, alguém cujo comportamento é virtuoso, (2) a libertação do arrependimento possui a sua condição. Quando há a libertação do arrependimento, alguém que possui a libertação do arrependimento, (3) a satisfação possui a sua condição. Quando há satisfação, alguém que possui satisfação, (4) o êxtase possui a sua condição. Quando há êxtase, alguém que possui êxtase, (5) a calma possui a sua condição. Quando há calma, alguém que possui calma, (6) a felicidade possui a sua condição. Quando há felicidade, alguém que possui felicidade, (7) a concentração possui a sua condição. Quando há concentração, alguém que possui concentração, (8) o conhecimento e visão de como as coisas na verdade são possui a sua condição. Quando há conhecimento e visão de como as coisas na verdade são, alguém que possui conhecimento e visão de como as coisas na verdade são, (9) o desencantamento possui a sua condição. Quando há desencantamento, alguém que possui o desencantamento, (10) o desapego possui a sua condição. Quando há desapego, alguém que possui o desapego,(11) o conhecimento e visão da libertação possui a sua condição.

"Suponham uma árvore provida de galhos e folhas, os seus brotos irão amadurecer, também a sua casca, também o seu alburno, também o seu cerne; assim também, para uma pessoa virtuosa, alguém cujo comportamento é virtuoso, a libertação do arrependimento possui a sua condição. Quando há a libertação do arrependimento ... o conhecimento e visão da libertação possui a sua condição."

 


Notas:

Os equivalentes em Pali para alguns dos termos:
virtude - sila
arrependimento, remorso - vippatisara
satisfação, contentamento - pamujja
êxtase - piti
calma, tranquilidade, serenidade - passaddhi
felicidade - sukha
concentração - samadhi
ver as coisas como elas na verdade são - yatha butha ñanadassana
desencantamento - nibbida
desapego - viraga

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 28 Dezembro 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.