Anguttara Nikaya XI.22-981

Samañña Sutta

Possuir

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


(22-29) “Bhikkhus, quando um pastor possui onze fatores, ele é incapaz de manter e criar um rebanho de gado. Quais onze? É o caso em que um pastor não tem conhecimento da forma, ele não tem habilidade com as características, ele não consegue remover os ovos das moscas, ele não consegue tratar as feridas, ele não consegue fumigar o galpão, ele não sabe onde está a fonte d’água, ele não sabe o que deve ser bebido, ele não conhece a estrada, ele não tem habilidade com os pastos, ele não sabe como ordenhar e ele não demonstra uma veneração especial para com aqueles touros que são os pais e líderes do rebanho. Quando um pastor possui esses onze fatores ele é incapaz de manter e criar um rebanho de gado.

"Da mesma forma, bhikkhus, possuindo onze qualidades um bhikkhu é incapaz de permanecer contemplando a impermanência no olho ... incapaz de permanecer contemplando o sofrimento no olho ... incapaz de permanecer contemplando o não-eu no olho ... incapaz de permanecer contemplando a destruição no olho ... incapaz de permanecer contemplando o desaparecimento no olho ... incapaz de permanecer contemplando o desapego no olho ... incapaz de permanecer contemplando a cessação no olho ... incapaz de permanecer contemplando o abandono no olho ..."

(30-69) " ... no ouvido ... no nariz ... na língua ... no corpo ... na mente ..."

(70-117) " ... nas formas ... nos sons ... nos odores ... nos sabores ... nos tangíveis ... nos objetos mentais ..."

(118-165) " ... na consciência no olho ... na consciência no ouvido ... na consciência no nariz ... na consciência na língua ... na consciência no corpo ... na consciência na mente ..."

(166-213) " ... no contato no olho ... no contato no ouvido ... no contato no nariz ... no contato na língua ... no contato no corpo ... no contato na mente ..."

(214-261)" ... na sensação que nasce do contato no olho ... na sensação que nasce do contato no ouvido ... na sensação que nasce do contato no nariz ... na sensação que nasce do contato na língua ... na sensação que nasce do contato no corpo ... na sensação que nasce do contato na mente ..."

(262-309) "... na percepção das formas ... na percepção dos sons ... na percepção dos aromas ... na percepção dos sabores ... na percepção dos tangíveis ... na percepção dos objetos mentais ..."

(310-367) "... na volição em relação às formas ... na volição em relação aos sons ... na volição em relação aos aromas ... na volição em relação aos sabores ... na volição em relação aos tangíveis ... na volição em relação aos objetos mentais ..."

(368-405) "... no desejo pelas formas ... no desejo pelos sons ... no desejo pelos aromas ... no desejo pelos sabores ... no desejo pelos tangíveis ... no desejo pelos objetos mentais ..."

(406-453) "... no pensamento aplicado nas formas ... no pensamento aplicado nos sons ... no pensamento aplicado nos aromas ... no pensamento aplicado nos sabores ... no pensamento aplicado nos tangíveis ... no pensamento aplicado nos objetos mentais ..."

(454-501) "... no pensamento sustentado nas formas ... no pensamento sustentado nos sons ... no pensamento sustentado nos aromas ... no pensamento sustentado nos sabores ... no pensamento sustentado nos tangíveis ... no pensamento sustentado nos objetos mentais ..."

(502-981) “Bhikkhus, quando um pastor possui onze fatores, ele é capaz de manter e criar um rebanho de gado. Quais onze? É o caso em que um pastor tem conhecimento da forma, ele tem habilidade com as características, ele consegue remover os ovos das moscas, ele consegue tratar as feridas, ele consegue fumigar o galpão, ele sabe onde está a fonte d’água, ele sabe o que deve ser bebido, ele conhece a estrada, ele tem habilidade com os pastos, ele sabe como ordenhar e ele demonstra uma veneração especial para com aqueles touros que são os pais e lideres do rebanho. Quando um pastor possui esses onze fatores ele é capaz de manter e criar um rebanho de gado.

"Da mesma forma, bhikkhus, possuindo onze qualidades um bhikkhu é capaz de permanecer contemplando a impermanência no olho ... [igual acima até:] permanecer contemplando o abandono no pensamento sustentado nos objetos mentais ..."

 


>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 28 Janeiro 2014

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.