Anguttara Nikaya X.69

Kathavatthu Sutta

Tópicos para Conversação

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Em certa ocasião o Abençoado estava em Savatthi, no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika. Naquela ocasião um grande número de bhikkhus, depois de haver esmolado alimentos e haver retornado, após a refeição, reuniram-se no salão de reuniões e estavam conversando sobre vários tópicos inferiores – falar sobre reis, ladrões, ministros de estado, exércitos, alarmes e batalhas; comida e bebida, roupas, mobília, ornamentos e perfumes, parentes; veículos; vilarejos, vilas, cidades, o campo; mulheres e heróis; as fofocas das ruas e do poço; contos dos mortos; contos da diversidade (discussões filosóficas do passado e futuro), a criação do mundo e do mar e falar sobre a existência ou não das coisas.

Então o Abençoado, saindo do seu isolamento no final da tarde, dirigiu-se para o salão de reuniões e, chegando, sentou-se em um assento que havia sido preparado e se dirigiu aos bhikkhus: “Qual é o assunto que faz com que vocês estejam sentados juntos aqui agora? E qual é a discussão que foi interrompida?"

"Exatamente agora, senhor, depois de haver esmolado alimentos e haver retornado, após a refeição, nos reunimos no salão de reuniões e estávamos conversando sobre vários tópicos inferiores – falar sobre reis, ladrões, ministros de estado, exércitos, alarmes e batalhas; comida e bebida, roupas, mobília, ornamentos e perfumes, parentes; veículos; vilarejos, vilas, cidades, o campo; mulheres e heróis; as fofocas das ruas e do poço; contos dos mortos; contos da diversidade (discussões filosóficas do passado e futuro), a criação do mundo e do mar e falar sobre a existência ou não das coisas.”

"Não é certo, bhikkhus, que filhos de boas famílias, tendo adotado a vida santa pela fé, se engajem nesse tipo de conversa - falar sobre reis, ladrões, ministros de estado ... se as coisas existem ou não.

"Existem esses dez tópicos [adequados] de conversação. Quais dez? Falar sobre ter poucas necessidades, sobre a satisfação, sobre o isolamento, sobre não estar enredado, sobre estimular a energia, sobre a virtude, sobre a concentração, sobre a sabedoria, sobre a libertação, e sobre o conhecimento e a visão da libertação. Esses são os dez tópicos de conversação. Se vocês conversassem repetidamente sobre esses tópicos de conversação, vocês ofuscariam até o sol e a lua com o seu brilho, tão forte, tão poderoso - para não dizer nada dos errantes de outras seitas."

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.