Anguttara Nikaya X.61

Avijja Sutta

Ignorância

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Bhikkhus, uma origem inicial da ignorância não pode ser discernida, [1] da qual se possa dizer, ‘Antes disso, não havia a ignorância e ela surgiu depois disso.’ Embora isso seja assim, bhikkhus, ainda assim uma condição específica da ignorância é discernida. A ignorância também tem o seu alimento, eu declaro; ela não está desprovida de alimento. E qual é o alimento da ignorância? ‘Os cinco obstáculos’ deve ser respondido. [2]

“Mas os cinco obstáculos também têm o seu alimento, bhikkhus; eles não estão desprovidos de alimento. E qual é o alimento dos cinco obstáculos? ‘Os três modos de conduta incorreta’ deve ser respondido.[ 3]

“Mas os três modos de conduta incorreta também têm o seu alimento, bhikkhus; eles não estão desprovidos de alimento. E qual é o alimento dos três modos de conduta incorreta? ‘Falta de contenção dos sentidos’ deve ser respondido.

“A falta de contenção dos sentidos também tem o seu alimento, bhikkhus; ela não está desprovida de alimento. E qual é o alimento da falta de contenção dos sentidos? ‘Falta de atenção plena e plena consciência’ deve ser respondido.

“A falta de atenção plena e plena consciência também tem o seu alimento, bhikkhus; ela não está desprovida de alimento. E qual é o alimento da falta de atenção plena e plena consciência? ‘Atenção sem sabedoria’ deve ser respondido.

“A atenção sem sabedoria também tem o seu alimento, bhikkhus; ela não está desprovida de alimento. E qual é o alimento da atenção sem sabedoria? ‘Falta de convicção’ deve ser respondido.

“A falta de convicção também tem o seu alimento, bhikkhus; ela não está desprovida de alimento. E qual é o alimento da falta de convicção? ‘Ouvir ensinamentos incorretos’ deve ser respondido.

“Ouvir ensinamentos incorretos também tem o seu alimento, bhikkhus; isso não está desprovido de alimento. E qual é o alimento do ouvir ensinamentos incorretos? ‘Associar-se com pessoas falsas’ deve ser respondido.

“Por conseguinte, quando a associação com pessoas falsas prevalece, ouvir os ensinamentos incorretos também irá prevalecer. [4] Quando ouvir ensinamentos incorretos prevalece, a falta de convicção também irá prevalecer. Quando a falta de convicção prevalece, a atenção sem sabedoria também irá prevalecer. Quando a atenção sem sabedoria prevalece, a falta de atenção plena e plena consciência também irá prevalecer. Quando a falta de atenção plena e plena consciência prevalece, a falta de contenção também irá prevalecer. Quando a falta de contenção prevalece, os modos de conduta incorreta também irão prevalecer. Quando os modos de conduta incorreta prevalecem, os cinco obstáculos também irão prevalecer. Quando os cinco obstáculos prevalecem, a ignorância também irá prevalecer. Esse é o alimento dessa ignorância e assim ela prevalece.

“Tal como quando os devas trovejam e vertem gotas pesadas de chuva no alto das montanhas: a água flui pelas encostas, enchendo as fissuras, rachaduras e valas. Quando as fissuras, rachaduras e valas estão preenchidas, as gotas pesadas de chuva enchem as pequenas lagoas. Quando as pequenas lagoas estão preenchidas, elas enchem os grandes lagos. Quando os grandes lagos estão preenchidos, elas enchem os pequenos rios. Quando os pequenos rios estão preenchidos, elas enchem os grandes rios. Quando os grandes rios estão preenchidos, elas enchem o grande oceano, e assim o grande oceano é alimentado, assim ele é preenchido.

“Do mesmo modo, bhikkhus, quando a associação com pessoas falsas prevalece, ouvir os ensinamentos incorretos também irá prevalecer. Quando ouvir ensinamentos incorretos prevalece, a falta de convicção também irá prevalecer. Quando a falta de convicção prevalece, a atenção sem sabedoria também irá prevalecer. Quando a atenção sem sabedoria prevalece, a falta de atenção plena e plena consciência também irá prevalecer. Quando a falta de atenção plena e plena consciência prevalece, a falta de contenção também irá prevalecer. Quando a falta de contenção prevalece, os modos de conduta incorreta também irão prevalecer. Quando os modos de conduta incorreta prevalecem, os cinco obstáculos também irão prevalecer. Quando os cinco obstáculos prevalecem, a ignorância também irá prevalecer. Esse é o alimento dessa ignorância e assim ela prevalece.

“O verdadeiro conhecimento e libertação também tem o seu alimento, bhikkhus; ele não está desprovido de alimento. E qual é o alimento do verdadeiro conhecimento e libertação? ‘Os sete fatores da iluminação’ deve ser respondido.

“Os sete fatores da iluminação também têm o seu alimento, bhikkhus; eles não estão desprovidos de alimento. E qual é o alimento dos sete fatores da iluminação? ‘Os quatro fundamentos da atenção plena’ deve ser respondido.

“Os quatro fundamentos da atenção plena também têm o seu alimento, bhikkhus; eles não estão desprovidos de alimento. E qual é o alimento dos quatro fundamentos da atenção plena? ‘Os três modos de conduta correta’ deve ser respondido.

“Os três modos de conduta correta também têm o seu alimento, bhikkhus; eles não estão desprovidos de alimento. E qual é o alimento dos três modos de conduta correta? ‘A contenção dos sentidos’ deve ser respondido.

“A contenção dos sentidos também tem o seu alimento, bhikkhus; ela não está desprovida de alimento. E qual é o alimento da contenção dos sentidos? ‘A atenção plena e plena consciência’ deve ser respondido.

“A atenção plena e plena consciência também têm o seu alimento, bhikkhus; elas não estão desprovidas de alimento. E qual é o alimento da atenção plena e plena consciência? ‘A atenção com sabedoria’ deve ser respondido.

“A atenção com sabedoria também tem o seu alimento, bhikkhus; ela não está desprovida de alimento. E qual é o alimento da atenção com sabedoria? ‘A convicção’ deve ser respondido.

“A convicção também tem o seu alimento, bhikkhus; ela não está desprovida de alimento. E qual é o alimento da convicção? ‘Ouvir o verdadeiro Dhamma’ deve ser respondido.

“Ouvir o verdadeiro Dhamma também tem o seu alimento, bhikkhus; isso não está desprovido de alimento. E qual é o alimento do ouvir o verdadeiro Dhamma? ‘Associar-se com pessoas verdadeiras’ deve ser respondido.

“Por conseguinte, quando a associação com pessoas verdadeiras prevalece, ouvir o verdadeiro Dhamma também irá prevalecer. Quando ouvir o verdadeiro Dhamma prevalece, a convicção também irá prevalecer. Quando a convicção prevalece, a atenção com sabedoria também irá prevalecer. Quando a atenção com sabedoria prevalece, a atenção plena e plena consciência também irão prevalecer. Quando a atenção plena e plena consciência prevalecem, a contenção dos sentidos também irá prevalecer. Quando a contenção dos sentidos prevalece, os três modos de conduta correta também irão prevalecer. Quando os três modos de conduta correta prevalecem, os quatro fundamentos da atenção plena também irão prevalecer. Quando os quatro fundamentos da atenção plena prevalecem, os sete fatores da iluminação também irão prevalecer. Quando os sete fatores da iluminação prevalecem, o verdadeiro conhecimento e libertação também irá prevalecer. Esse é o alimento do verdadeiro conhecimento e libertação, e assim ele prevalece.

“Tal como quando os devas trovejam e vertem gotas pesadas de chuva no alto das montanhas: a água flui pelas encostas, enchendo as fissuras, rachaduras e valas. Quando as fissuras, rachaduras e valas estão preenchidas, as gotas pesadas de chuva enchem as pequenas lagoas. Quando as pequenas lagoas estão preenchidas, elas enchem os grandes lagos. Quando os grandes lagos estão preenchidos, elas enchem os pequenos rios. Quando os pequenos rios estão preenchidos, elas enchem os grandes rios. Quando os grandes rios estão preenchidos, elas enchem o grande oceano, e assim o grande oceano é alimentado, assim ele é preenchido.

“Do mesmo modo, bhikkhus, quando a associação com pessoas verdadeiras prevalece, ouvir o verdadeiro Dhamma também irá prevalecer. Quando ouvir o verdadeiro Dhamma prevalece, a convicção também irá prevalecer. Quando a convicção prevalece, a atenção com sabedoria também irá prevalecer. Quando a atenção com sabedoria prevalece, a atenção plena e plena consciência também irão prevalecer. Quando a atenção plena e plena consciência prevalecem, a contenção dos sentidos também irá prevalecer. Quando a contenção dos sentidos prevalece, os três modos de conduta correta também irão prevalecer. Quando os três modos de conduta correta prevalecem, os quatro fundamentos da atenção plena também irão prevalecer. Quando os quatro fundamentos da atenção plena prevalecem, os sete fatores da iluminação também irão prevalecer. Quando os sete fatores da iluminação prevalecem, o verdadeiro conhecimento e libertação também irá prevalecer. Esse é o alimento do verdadeiro conhecimento e libertação, e assim ele prevalece.

 


Notas:

[1] A ignorância, (avijja), é o primeiro elo na cadeia da origem dependente. Ao mostrar que a própria ignorância é condicionada, este sutta coloca de lado a interpretação de que a ignorância é uma causa inicial metafísica, ou seja uma condição sem uma causa. A ignorância, apesar de ser uma das causas fundamentais do samsara é na verdade um fenômeno condicionado e por conseguinte pode ser eliminado, de outra forma a libertação seria impossível. [Retorna]

[2] “Alimento”, (ahara), neste caso tem o significado de uma forte condição de suporte. No MN 9 as impurezas, (asava), são identificadas como a condição para a ignorância e no AN VI.63, a ignorância é identificada como a condição para as impurezas. [Retorna]

[3] Conduta incorreta através do corpo, linguagem e mente. [Retorna]

[4] Em termos literais: “Quando a associação com pessoas falsas se torna cheia, isso irá preencher o ouvir ensinamentos incorretos.” Do mesmo modo nos parágrafos seguintes. A expressão “se torna cheia” conecta com o símile mais abaixo. [Retorna]

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 15 Setembro 2007

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.