Anguttara Nikaya X.51

Sacitta Sutta

A Própria Mente

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Assim ouvi. Certa ocasião o Abençoado estava em Savatthi no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika. Lá ele se dirigiu aos monges da seguinte forma: “Bhikkhus!” “Sim, venerável senhor,” os monges responderam. O Abençoado disse o seguinte:

“Bhikkhus, um bhikkhu que não é hábil nos modos das mentes dos outros deveria treinar: 'Eu terei habilidade nos modos da minha própria mente.' Assim vocês devem treinar.

“Como um bhikkhu tem habilidade nos modos da sua própria mente? Tal como uma mulher, ou um homem, jovem, sadio, que aprecia ornamentos, ao ver a imagem do rosto refletida num espelho límpido e brilhante ou numa bacia com água cristalina, percebe uma mancha ou defeito, fará esforço para removê-la, mas não percebendo mancha ou defeito ficará feliz assim: ‘É um ganho para mim que esteja perfeito!’

"Do mesmo modo, para um bhikkhu a auto-análise é muito benéfica para o incremento de qualidades benéficas: ‘Eu com freqüência permaneço com cobiça ou não? Com pensamentos de má vontade ou não? Subjugado pela preguiça e torpor ou não? Com inquietação ou não? Com dúvida ou tendo superado a dúvida? Com raiva ou não? Com pensamentos contaminados ou livres de contaminação? Com o corpo excitado ou sem excitação? Com preguiça ou com a energia estimulada? Sem concentração ou concentrado?’

“Se através dessa auto-análise um bhikkhu sabe: ‘Eu com freqüência permaneço com cobiça, com pensamentos de má vontade, subjugado pela preguiça e torpor, com inquietação, com dúvida, com raiva, com pensamentos contaminados, com o corpo excitado, com preguiça ou sem concentração,’ então ele deve aplicar um desejo adicional, esforço, diligência, empenho, atenção plena e plena consciência para o abandono dessas mesmas qualidades ruins e prejudiciais. Tal como se o turbante ou o cabelo de uma pessoa estivesse em chamas ela empregaria desejo adicional, empenho, diligência, esforço, atenção plena e plena consciência para apagar o fogo do seu turbante ou cabelo, da mesma forma o bhikkhu deveria empregar desejo adicional, empenho, diligência, esforço, atenção plena e plena consciência para o abandono dessas mesmas qualidades ruins e prejudiciais.

“Mas, se através dessa auto-análise um bhikkhu sabe: ‘Eu com freqüência permaneço sem cobiça, sem pensamentos de má vontade, livre da preguiça e torpor, livre da inquietação, sem dúvida, sem raiva, sem pensamentos contaminados, com o corpo sem excitação, com a energia estimulada, com concentração,’ então, ele deveria basear-se nessas mesmas qualidades benéficas e fazer um esforço adicional para realizar a destruição das impurezas.”

 


 

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Revisado: 28 Dezembro 2013

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