Anguttara Nikaya X.44

Kusinara Sutta

Kusinara

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Certa ocasião o Abençoado estava em Kusinara. Lá ele se dirigiu aos bhikkhus: "Bhikkhus!"

"Venerável senhor! Aqueles bhikkhus responderam. O Abençoado disse o seguinte:

"Bhikkhus, um bhikkhu que deseja admoestar uma outra pessoa deve examinar a si mesmo com relação a cinco coisas e estabelecer nele mesmo cinco coisas antes de admoestar a outra pessoa. Com relação a quais cinco coisas ele deve examinar a si mesmo?

(1) "Bhikkhus, um bhikkhu que deseja admoestar uma outra pessoa deve examinar a si mesmo assim: 'O meu comportamento corporal é puro? Possuo o comportamento corporal que é puro, impecável, e irrepreensível? Essa qualidade existe em mim, ou não?' Se o comportamento corporal do bhikkhus não for puro, e ele não possuir o comportamento corporal que é puro, impecável, e irrepreensível, haverá aqueles que dirão: 'Por favor treine primeiro a si mesmo no comportamento corporal.' Haverá aqueles que lhe dirão isso.

(2) "Outra vez, um bhikkhu que deseja admoestar uma outra pessoa deve examinar a si mesmo assim: 'O meu comportamento verbal é puro? Possuo o comportamento verbal que é puro, impecável, e irrepreensível? Essa qualidade existe em mim, ou não?' Se o comportamento verbal do bhikkhus não for puro, e ele não possuir o comportamento verbal que é puro, impecável, e irrepreensível, haverá aqueles que dirão: 'Por favor treine primeiro a si mesmo no comportamento verbal.' Haverá aqueles que lhe dirão isso.

(3) "Outra vez, um bhikkhu que deseja admoestar uma outra pessoa deve examinar a si mesmo assim: 'Eu estabeleci uma mente com amor bondade sem ressentimentos em relação aos meus companheiros bhikkhus? Essa qualidade existe em mim, ou não?' Se o bhikkhu não estabeleceu uma mente com amor bondade sem ressentimentos em relação aos seus companheiros bhikkhus, haverá aqueles que dirão: 'Por favor estabeleça uma mente com amor bondade em relação aos seus companheiros bhikkhus.' Haverá aqueles que lhe dirão isso.

(4) "Outra vez, um bhikkhu que deseja admoestar uma outra pessoa deve examinar a si mesmo assim: 'Sou estudado, memorizo e me recordo aquilo que aprendi? Aprendi muito daqueles ensinamentos que são admiráveis no início, admiráveis no meio, admiráveis no final, com o significado e fraseado corretos, que revelam uma vida santa que é completamente perfeita e imaculada? Memorizei esses ensinamentos, os recitei verbalmente, investiguei com a mente e penetrei corretamente com o entendimento? Essa qualidade existe em mim, ou não?' Se o bhikkhu não é estudado ... não penetrou corretamente com o entendimento, haverá aqueles que dirão: 'Por favor primeiro aprenda os ensinamentos.' Haverá aqueles que lhe dirão isso.

(5) "Outra vez, um bhikkhu que deseja admoestar uma outra pessoa deve examinar a si mesmo assim: 'Ambos Patimokkhas me foram transmitidos em detalhe, foram bem analisados, bem dominados, bem estabelecidos com relação às suas regras e explicações detalhadas? Essa qualidade existe em mim, ou não?' Se ambos Patimokkhas não foram transmitidos em detalhe ... bem estabelecidos com relação às suas regras e explicações detalhadas, e se quando perguntado: 'Onde o Abençoado disse isso?' ele for incapaz de responder, haverá aqueles que dirão: 'Por favor primeiro aprenda a disciplina.' Haverá aqueles que lhe dirão isso.

"É com relação a essas cinco coisas que ele deve examinar a si mesmo.

"Quais são as cinco coisas que ele deve estabelecer nele mesmo? Ele deve pensar: '(6) falarei no momento oportuno, não no momento inoportuno; (7) direi a verdade, não mentiras; (8) falarei de modo gentil, não grosseiro; (9) falarei de modo benéfico, não prejudicial; (10) falarei com amor bondade na mente, não com raiva.' Essas são as cinco coisas que ele deve estabelecer nele mesmo.

"Bhikkhus, um bhikkhu que deseja admoestar uma outra pessoa deve examinar a si mesmo com relação a essas cinco coisas e estabelecer nele mesmo essas cinco coisas antes de admoestar a outra pessoa."

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 28 Dezembro 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.