Anguttara Nikaya X.17

Manatha (pathama) Sutta

Proteção

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


"Bhikkhus, vivam com proteção, não sem proteção. Viver sem proteção é sofrimento. Há essas dez qualidades que servem como proteção. Quais dez?

(1) "Aqui, um bikkhu é virtuoso. Ele permanece contido de acordo com as regras do Patimokkha, perfeito na conduta e na sua esfera de atividades. Temendo a menor falha, ele treina adotando os preceitos de virtude. Visto que o bhikkhu é virtuoso ... treina adotando os preceitos de virtude, essa qualidade serve como proteção.

(2) "Outra vez, ele ouviu muito, reteve o que ouviu, memorizou o que ouviu. Todo ensinamento que é admirável no início, admirável no meio, admirável no final, com o correto significado e fraseado e que revela uma vida santa que é completamente perfeita e imaculada: esses ensinamentos ele ouviu com freqüência, memorizou, se recorda, discutiu, investigou com a sua mente e penetrou corretamente com o entendimento. Visto que o bhikkhu ouviu muito ... penetrou corretamente com o entendimento, essa qualidade também serve como proteção.

(3) "Outra vez, ele tem bons amigos, companheiros e camaradas. Visto que o bhikkhu tem bons amigos, companheiros e camaradas, essa qualidade também serve como proteção.

(4) "Outra vez, ele é fácil de ser corrigido e possui qualidades que fazem com que ele seja fácil de ser corrigido; ele é paciente e recebe as instruções com respeito. Visto que o bhikkhu é fácil de ser corrigido, é paciente e recebe as instruções com respeito, essa qualidade também serve como proteção.

(5) "Outra vez, ele é hábil e diligente em realizar as distintas tarefas que devem ser feitas para os seus companheiros bhikkhus; ele as discerne bem de modo a planejá-las e executá-las adequadamente. Visto que o bhikkhu é hábil e diligente em realizar as distintas tarefas ... executá-las adequadamente, essa qualidade também serve como proteção.

(6) "Outra vez, ele ama o Dhamma e faz afirmações que são agradáveis, com muita alegria em relação ao Dhamma e a Disciplina. Visto que o bhikkhu ama o Dhamma ... e a Disciplina, essa qualidade também serve como proteção.

(7) "Outra vez, ele permanece com a sua energia estimulada para o abandono de qualidades mentais prejudiciais e para a obtenção de qualidades mentais benéficas; ele é decidido, firme no seu esforço, sem se esquivar das suas responsabilidades com relação ao cultivo de qualidades mentais benéficas. Visto que o bhikkhu permanece com a sua energia estimulada ... cultivo de qualidades mentais benéficas, essa qualidade também serve como proteção.

(8) "Outra vez, ele está satisfeito com qualquer tipo de manto, comida esmolada, moradia e medicamentos. Visto que o bhikkhu está satisfeito com qualquer tipo de manto, comida esmolada, moradia e medicamentos, essa qualidade também serve como proteção.

(9) "Outra vez, ele tem atenção plena, capaz de se lembrar e se recordar daquilo que foi feito e dito faz muito tempo. Visto que o bhikkhu tem atenção plena, capaz de se lembrar e se recordar daquilo que foi feito e dito faz muito tempo, essa qualidade também serve como proteção.

(10) "Outra vez, ele é sábio, ele possui a completa compreensão da origem e cessação, que é nobre e penetrante, conduzindo à completa destruição do sofrimento. Visto que o bhikkhu é sábio, ele possui a completa compreensão da origem e cessação, que é nobre e penetrante, conduzindo à completa destruição do sofrimento, essa qualidade também serve como proteção.

"Bhikkhus, vivam com proteção, não sem proteção. Viver sem proteção é sofrimento. Essas são as dez qualidades que servem como proteção."

 


>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 28 Dezembro 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.