Anguttara Nikaya X.14

Cetokhila Sutta

Obstruções na Mente

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


"Bhikkhus, qualquer bhikkhu ou bhikkhuni que não tenha abandonado cinco tipos de obstruções na mente e não tenha partido cinco grilhões na mente, então, quer venha o dia ou a noite, apenas a deterioração nas qualidades benéficas deve ser esperada e não o seu crescimento.

"Quais são os cinco tipos de obstruções na mente que não foram abandonadas?

(1) "Aqui, um bhikkhu tem dúvida, incerteza, indecisão e insegurança com relação ao Mestre e dessa forma a mente dele não se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço. Como a mente dele não se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço, essa é a primeira obstrução na mente que ele não abandonou.

(2) - (5) "Outra vez, um bhikkhu tem dúvida, incerteza, indecisão e insegurança com relação ao Dhamma ... com relação à Sangha ... com relação ao treinamento ... tem raiva e descontentamento dos seus companheiros na vida santa, demonstrando-lhes ressentimento e insensibilidade, e dessa forma a mente dele não se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço. Como a mente dele não se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço, essa é a quinta obstrução na mente que ele não abandonou.

"Esses são os cinco tipos de obstruções na mente que não foram abandonadas.

"Quais são os cinco tipos de grilhões na mente que não foram partidos?

(1) “Aqui, um bhikkhu não está livre da paixão, desejo, afeição, sede, cobiça e ambição pelos prazeres dos sentidos, e dessa forma a mente dele não se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço. Como a mente dele não se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço, esse é o primeiro grilhão na mente que ele não partiu.

(2) - (5) "Outra vez, um bhikkhu não está livre da paixão, desejo, afeição, sede, cobiça e ambição pelo corpo, ... não está livre da paixão, desejo, afeição, sede, cobiça e ambição pela forma ... come tanto quanto ele quiser, até que a sua barriga esteja cheia e se entrega aos prazeres da indolência, cochilo e sono ... ele vive a vida santa aspirando por algum plano divino assim: ‘Por esta virtude, ou observância, ou ascetismo, ou vida santa, eu me tornarei um [grande] deva ou algum deva [menor], e desse modo a mente dele não se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço. Como a mente dele não se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço, esse é o quinto grilhão na mente que ele não partiu.

"Esses são os cinco tipos de grilhões da mente que não foram partidos.

"Qualquer bhikkhu ou bhikkhuni que não tenha abandonado esses cinco tipos de obstruções na mente e não tenha partido esses cinco grilhões na mente, então, quer venha o dia ou a noite, apenas a deterioração nas qualidades benéficas deve ser esperada e não o seu crescimento. Tal como na quinzena escura, quer venha o dia ou a noite, a lua apenas deteriora em beleza, circularidade, e brilho, em diâmetro e circunferência, assim também, qualquer bhikkhu ou bhikkhuni que não tenha abandonado esses cinco tipos de obstruções ... apenas a deterioração nas qualidades benéficas deve ser esperada e não o seu crescimento.

"Bhikkhus, qualquer bhikkhu ou bhikkhuni que tenha abandonado cinco tipos de obstruções na mente e tenha partido cinco grilhões na mente, então, quer venha o dia ou a noite, apenas o crescimento nas qualidades benéficas deve ser esperado e não a sua deterioração.

"Quais são os cinco tipos de obstruções na mente que foram abandonadas?

(1) "Aqui, um bhikkhu não tem dúvida, incerteza, indecisão e insegurança com relação ao Mestre e dessa forma a mente dele se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço. Como a mente dele se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço, essa é a primeira obstrução na mente que ele abandonou.

(2) - (5) "Outra vez, um bhikkhu não tem dúvida, incerteza, indecisão e insegurança com relação ao Dhamma ... com relação à Sangha ... com relação ao treinamento ... não tem raiva mas contentamento com relação aos seus companheiros na vida santa, sem demonstrar-lhes ressentimento, com boa disposição, e dessa forma a mente dele se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço. Como a mente dele se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço, essa é a quinta obstrução na mente que ele abandonou.

"Esses são os cinco tipos de obstruções na mente que foram abandonadas.

"Quais são os cinco tipos de grilhões na mente que foram partidos?

(1) “Aqui, um bhikkhu está livre da paixão, desejo, afeição, sede, cobiça e ambição pelos prazeres dos sentidos, e dessa forma a mente dele se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço. Como a mente dele se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço, esse é o primeiro grilhão na mente que ele partiu.

(2) - (5) "Outra vez, um bhikkhu está livre da paixão, desejo, afeição, sede, cobiça e ambição pelo corpo, ... está livre da paixão, desejo, afeição, sede, cobiça e ambição pela forma ... não come tanto quanto ele quiser, até que a sua barriga esteja cheia e não se entrega aos prazeres da indolência, cochilo e sono ... ele não vive a vida santa aspirando por algum plano divino assim: ‘Por esta virtude, ou observância, ou ascetismo, ou vida santa, eu me tornarei um [grande] deva ou algum deva [menor], e desse modo a mente dele se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço. Como a mente dele se inclina pelo ardor, devoção, perseverança e esforço, esse é o quinto grilhão na mente que ele partiu.

"Esses são os cinco tipos de grilhões da mente que foram partidos.

"Qualquer bhikkhu ou bhikkhuni que tenha abandonado esses cinco tipos de obstruções na mente e tenha partido esses cinco grilhões na mente, então, quer venha o dia ou a noite, apenas o crescimento nas qualidades benéficas deve ser esperado e não a sua deterioração. Tal como na quinzena luminosa, quer venha o dia ou a noite, a lua apenas aumenta em beleza, circularidade, e brilho, em diâmetro e circunferência, assim também, qualquer bhikkhu ou bhikkhuni que tenha abandonado esses cinco tipos de obstruções ... apenas o crescimento nas qualidades benéficas deve ser esperada e não a sua deterioração.

 


Notas:

Veja também o MN 16; AN IX.71; AN IX.72.

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 28 Dezembro 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.