Anguttara Nikaya X.103

Micchatta Sutta

Incorreção

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Da incorreção vem o fracasso, não o sucesso. E como é, bhikkhus, que da incorreção vem o fracasso, não o sucesso?

“Numa pessoa com o entendimento incorreto, surge o pensamento incorreto. Numa pessoa com o pensamento incorreto, surge a linguagem incorreta. Numa pessoa com a linguagem incorreta, surge a ação incorreta. Numa pessoa com a ação incorreta, surge o modo de vida incorreto. Numa pessoa com o modo de vida incorreto, surge o esforço incorreto. Numa pessoa com o esforço incorreto, surge a atenção plena incorreta. Numa pessoa com a atençao plena incorreta, surge a concentração incorreta. Numa pessoa com a concentração incorreta, surge o conhecimento incorreto. Numa pessoa com o conhecimento incorreto, surge a libertação incorreta.

“Assim é como da incorreção vem o fracasso, não o sucesso.

“Da correção vem o sucesso, não o fracasso. E como é, bhikkhus, que da correção vem o sucesso, não o fracasso?

“Numa pessoa com o entendimento correto, surge o pensamento correto. Numa pessoa com o pensamento correto, surge a linguagem correta. Numa pessoa com a linguagem correta, surge a ação correta. Numa pessoa com a ação correta, surge o modo de vida correto. Numa pessoa com o modo de vida correto, surge o esforço correto. Numa pessoa com o esforço correto, surge a atenção plena correta. Numa pessoa com a atençao plena correta, surge a concentração correta. Numa pessoa com a concentração correta, surge o conhecimento correto. Numa pessoa com o conhecimento correto, surge a libertação correta.

“Assim é como da correção vem o sucesso, não o fracasso.”

 


 

Notas:

O MN 117 informa que o caminho de entrar na correnteza possui oito elementos enquanto que o caminho do arahant possui os dez elementos mencionados neste sutta.
É possível concluir que o Nobre Caminho Óctuplo constitui a prática enquanto que os dois elementos adicionais mencionados neste sutta constituem o objetivo, o resultado da prática – o conhecimento correto e a libertação correta.
Este sutta também deixa claro que o resultado da prática depende da concentração correta que compreende os jhanas.

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 7 Junho 2008

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.