Anguttara Nikaya VIII.87

Pattanikujjana Sutta

Tigelas de Esmolar

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Bhikkhus, quando um discípulo leigo possui oito qualidades, a Sangha, se assim desejar, poderá virar as tigelas de esmolar de boca para baixo. Quais oito? (1) Ele tenta evitar que os bhikkhus recebam oferendas; (2) ele tenta prejudicar os bhikkhus; (3) ele tenta evitar que os bhikkhus residam num determinado lugar; (4) ele insulta e ofende os bhikkhus; (5) ele causa um cisma entre os bhikkhus; (6) ele fala com desprezo do Buda; (7) ele fala com desprezo do Dhamma; (8) ele fala com desprezo da Sangha. Quando um discípulo leigo possui essas oito qualidades, a Sangha, se assim desejar, poderá virar as tigelas de esmolar de boca para baixo.

“Bhikkhus, quando um discípulo leigo possui oito qualidades, a Sangha, se assim desejar, poderá virar as tigelas de esmolar de boca para cima. Quais oito? (1) Ele não tenta evitar que os bhikkhus recebam oferendas; (2) ele não tenta prejudicar os bhikkhus; (3) ele não tenta evitar que os bhikkhus residam num determinado lugar; (4) ele não insulta e ofende os bhikkhus; (5) ele não causa um cisma entre os bhikkhus; (6) ele não fala com desprezo do Buda; (7) ele não fala com desprezo do Dhamma; (8) ele não fala com desprezo da Sangha. Quando um discípulo leigo possui essas oito qualidades, a Sangha, se assim desejar, poderá virar as tigelas de esmolar de boca para cima."

 


Este procedimento também é mencionado no Vinaya. Este procedimento foi usado em Myanmar em 2007 quando a Sangha decidiu que as atitudes da junta militar que governava o país merecia esse tipo de penalidade. Na ocasião os monges caminharam pelas ruas das cidades com as suas tigelas de esmolar viradas de boca para baixo para expressar a sua desaprovação do governo.

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 5 Outubro 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.