Anguttara Nikaya VIII.71

Saddha Sutta

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Bhikkhus, um bhikkhu pode ter muita fé mas não ter virtude. Assim ele é deficiente em relação a esse fator. Ele deve completar esse fator, pensando, ‘Como posso ter muita fé e também ter virtude?’ Quando um bhikkhu tem ambos muita fé e virtude, ele está completo em relação a esse fator.

“Um bhikkhu pode ter muita fé e ter virtude mas não ser estudado. Assim ele é deficiente em relação a esse fator. Ele deve completar esse fator, pensando, ‘Como posso ter muita fé e virtude e também ser estudado?’ Quando um bhikkhu tem muita fé, tem virtude e também é estudado, ele está completo em relação a esse fator.

“Um bhikkhu pode ter muita fé, virtude e ser estudado, mas ele não é um bom orador do Dhamma ... ele não freqüenta assembléias ... ele não ensina com confiança o Dhamma para uma assembléia ... ele não obtém de acordo com a sua vontade, sem problemas ou dificuldades, os quatro jhanas que constituem a mente superior, e que proporcionam um estado prazeroso aqui e agora ... ele não é aquele que compreendendo por si mesmo com o conhecimento direto, aqui e agora, entra e permanece na libertação da mente e na libertação através da sabedoria que são imaculadas com a destruição de todas as impurezas. Assim ele é deficiente em relação a esse fator. Ele deve completar esse fator, pensando, ‘Como posso ter muita fé ... e compreendendo por mim mesmo com o conhecimento direto, aqui e agora entrar e permanecer na libertação da mente e na libertação através da sabedoria que são imaculadas com a destruição de todas as impurezas?’

“Quando um bhikkhu tem muita fé, virtude, é estudado, é um bom orador do Dhamma, freqüenta assembléias, ensina com confiança o Dhamma para uma assembléia, obtém de acordo com a sua vontade, sem problemas ou dificuldades, os quatro jhanas que constituem a mente superior, e que proporcionam um estado prazeroso aqui e agora, é aquele que compreendendo por si mesmo com o conhecimento direto, aqui e agora, entra e permanece na libertação da mente e na libertação através da sabedoria que são imaculadas com a destruição de todas as impurezas, então ele está completo em relação a todos esses fatores.

“Um bhikkhu que possui essas oito qualidades inspira a todos à sua volta e é perfeito em todos os aspectos.

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 3 Abril 2010

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.