Anguttara Nikaya VIII.63

Sankhitta Sutta

Em Resumo (Amor Bondade, Atenção Plena e Concentração)

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


 Então um certo bhikkhu foi até o Abençoado e depois de cumprimentá-lo sentou a um lado e disse: "Seria bom se o Abençoado pudesse me ensinar o Dhamma de maneira resumida, de modo que, tendo ouvido o Dhamma do Abençoado, eu possa permanecer só, isolado, diligente, ardente e decidido."

"Mas é justamente dessa maneira que alguns homens tolos fazem um pedido e então, tendo ouvido o Dhamma, pensam que devem seguir-me aonde quer que eu vá."

"Possa o Abençoado ensinar-me o Dhamma de maneira resumida! Possa o Iluminado ensinar-me o Dhamma de maneira resumida! É bem possível que eu entenda as palavras do Abençoado. É bem possível que eu me torne um herdeiro das palavras do Abençoado."

"Então, bhikkhu, você deve treinar assim: 'Minha mente será bem estabelecida internamente, imperturbável. Nenhuma qualidade ruim e prejudicial, uma vez que tenha surgido, permanecerá consumindo a mente.' Assim é como você deve treinar.

"Então, você deve treinar assim: 'O amor bondade, como libertação da minha mente, será desenvolvido e cultivado, farei dele o meu veículo, a minha base, estabilizá-lo-ei, me exercitarei nele e o aperfeiçoarei.' Assim é como você deve treinar. Tendo desenvolvido a concentração dessa forma, você deve desenvolver essa concentração com o pensamento aplicado e sustentado, você deve desenvolvê-la sem o pensamento aplicado e com uma pequena dose de pensamento sustentado, você deve desenvolvê-la sem o pensamento aplicado e sem o pensamento sustentado, você deve desenvolvê-la acompanhada de êxtase ... não acompanhada de êxtase ... dotada de felicidade; você deve desenvolvê-la dotada de equanimidade.

"Quando essa concentração é assim desenvolvida, bem desenvolvida dessa forma por você, então você deve treinar assim: 'Compaixão, como libertação da minha mente ... Alegria altruísta, como libertação da minha mente ... Equanimidade, como libertação da minha mente, será desenvolvida e cultivada, farei dela o meu veículo, a minha base, estabilizá-la-ei, me exercitarei nela e a aperfeiçoarei.' Assim é como você deve treinar. Tendo desenvolvido a concentração dessa forma, você deve desenvolver essa concentração com o pensamento aplicado e sustentado, você deve desenvolvê-la sem o pensamento aplicado e com uma pequena dose de pensamento sustentado, você deve desenvolvê-la sem o pensamento aplicado e sem o pensamento sustentado, você deve desenvolvê-la acompanhada de êxtase ... não acompanhada de êxtase ... dotada de felicidade; você deve desenvolvê-la dotada de equanimidade.

"Quando essa concentração é assim desenvolvida, bem desenvolvida dessa forma por você, então você deve treinar assim: 'Eu permanecerei contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo.' Assim é como você deve treinar. Tendo desenvolvido a concentração dessa forma, você deve desenvolver essa concentração com o pensamento aplicado e sustentado, você deve desenvolvê-la sem o pensamento aplicado e com uma pequena dose de pensamento sustentado, você deve desenvolvê-la sem o pensamento aplicado e sem o pensamento sustentado, você deve desenvolvê-la acompanhada de êxtase ... não acompanhada de êxtase ... dotada de felicidade; você deve desenvolvê-la dotada de equanimidade.

"Quando a concentração é desenvolvida dessa forma, bem desenvolvida dessa forma por você, então você deve treinar assim: 'Eu permanecerei contemplando as sensações ... a mente ... os objetos mentais como objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo.' Assim é como você deve treinar. Tendo desenvolvido a concentração dessa forma, você deve desenvolver essa concentração com o pensamento aplicado e sustentado, você deve desenvolvê-la sem o pensamento aplicado e com uma pequena dose de pensamento sustentado, você deve desenvolvê-la sem o pensamento aplicado e sem o pensamento sustentado, você deve desenvolvê-la acompanhada de êxtase ... não acompanhada de êxtase ... dotada de felicidade; você deve desenvolvê-la dotada de equanimidade.

"Quando a concentração é desenvolvida dessa forma, bem desenvolvida dessa forma por você, então onde quer que você vá, você irá com conforto. Onde quer que você fique em pé, você ficará em pé com conforto. Onde quer que você sente, você sentará com conforto. Onde quer que você deite, você deitará com conforto."

Então esse bhikkhu, tendo sido exortado pelo Abençoado, levantou do seu assento e depois de homenagear o Abençoado, mantendo-o à sua direita, partiu. Permanecendo só, isolado, diligente, ardente e decidido, em pouco tempo, ele alcançou e permaneceu no objetivo supremo da vida santa pelo qual membros de um clã deixam a vida em família pela vida santa, tendo conhecido e realizado por si mesmo no aqui e agora. Ele soube: “O nascimento foi destruído, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, não há mais vir a ser a nenhum estado.” E assim ele tornou-se mais um dos Arahants.

 


 

Nota de Thanissaro Bhikkhu: Este discurso é importante no sentido de que explicitamente se refere à prática dos quatro fundamentos da atenção plena (Satipattana) como uma forma de prática de concentração para alcançar os jhanas.

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 14 Junho 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.