Anguttara Nikaya VII.65

Hiriottapa Sutta

Vergonha e Temor

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


"Bhikkhus, (1) quando não há a vergonha e o temor de cometer transgressões, naquele deficiente na vergonha e o temor de cometer transgressões, (2) a contenção das faculdades dos sentidos está carente de sua condição próxima. Quando não há a contenção das faculdades dos sentidos, naquele deficiente na contenção das faculdades dos sentidos, (3) o comportamento virtuoso está carente de sua condição próxima. Quando não há o comportamento virtuoso, naquele deficiente no comportamento virtuoso, (4) a concentração correta está carente de sua condição próxima. Quando não há a concentração correta, naquele deficiente na concentração correta, (5) o conhecimento e visão de como as coisas na verdade são está carente de sua condição próxima. Quando não há o conhecimento e visão de como as coisas na verdade são, naquele deficiente no conhecimento e visão de como as coisas na verdade são, (6) o desencantamento e o desapego estão carentes de sua condição próxima. Quando não há o desencantamento e o desapego, naquele deficiente no desencantamento e no desapego, (7) o conhecimento e visão da libertação estão carentes de sua condição próxima.

"Suponham uma árvore desprovida de galhos e folhas, os seus brotos não irão amadurecer, nem a sua casca, nem o seu alburno, nem o seu cerne; assim também, quando não há a vergonha e o temor de cometer transgressões, naquele deficiente na vergonha e o temor de cometer transgressões, a contenção das faculdades dos sentidos está carente de sua condição próxima. Quando não há a contenção das faculdades dos sentidos ... o conhecimento e visão da libertação estão carentes de sua condição próxima.

"Bhikkhus, (1) quando há a vergonha e o temor de cometer transgressões, naquele que possui a vergonha e o temor de cometer transgressões, (2) a contenção das faculdades dos sentidos possui a sua condição próxima. Quando há a contenção das faculdades dos sentidos, naquele que possui a contenção das faculdades dos sentidos, (3) o comportamento virtuoso possui a sua condição próxima. Quando há o comportamento virtuoso, naquele que possui o comportamento virtuoso, (4) a concentração correta possui a sua condição próxima. Quando há a concentração correta, naquele que possui a concentração correta, (5) o conhecimento e visão de como as coisas na verdade são possui a sua condição próxima. Quando há o conhecimento e visão de como as coisas na verdade são, naquele que possui o conhecimento e visão de como as coisas na verdade são, (6) o desencantamento e o desapego possuem a sua condição próxima. Quando há o desencantamento e o desapego, naquele que possui o desencantamento e o desapego, (7) o conhecimento e visão da libertação possuem a sua condição próxima.

"Suponham uma árvore provida de galhos e folhas, os seus brotos irão amadurecer, também a sua casca, também o seu alburno, também o seu cerne; assim também, quando há a vergonha e o temor de cometer transgressões, naquele que possui a vergonha e o temor de cometer transgressões, a contenção das faculdades dos sentidos possui a sua condição próxima. Quando há a contenção das faculdades dos sentidos ... o conhecimento e visão da libertação possuem a sua condição próxima.

 


>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 29 Junho 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.