Anguttara Nikaya VII.6

Dhana Sutta

Tesouro

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


"Bhikkhus, há esses sete tesouros. Quais sete? O tesouro da convicção, o tesouro da virtude, o tesouro da vergonha de cometer transgressões, o tesouro do temor de cometer transgressões, o tesouro da audição, o tesouro da generosidade, o tesouro da sabedoria.

"E o que é o tesouro da convicção? É o caso em que um nobre discípulo tem convicção, está convencido da iluminação do Tathagata: 'De fato, esse Abençoado é um arahant, perfeitamente iluminado, consumado no verdadeiro conhecimento e conduta, bem-aventurado, conhecedor dos mundos, um líder insuperável de pessoas preparadas para serem treinadas, mestre de devas e humanos, desperto, sublime.' A isto se chama o tesouro da convicção.

"E o que ­­é o tesouro da virtude? É o caso em que um nobre discípulo se abstém de matar, se abstém de roubar, se abstém da conduta sexual imprópria, se abstém de mentir, se abstém de tomar vinho, álcool e outros embriagantes que causam negligência. A isto se chama o tesouro da virtude.

"E o que é o tesouro da vergonha de cometer transgressões? É o caso em que um nobre discípulo sente vergonha do [pensamento de engajar-se em] comportamento corporal impróprio, comportamento verbal impróprio, comportamento mental impróprio. A isto se chama o tesouro da vergonha de cometer transgressões.

"E o que é o tesouro do temor de cometer transgressões? É o caso em que um nobre discípulo sente temor do [sofrimento que resulta do] comportamento corporal impróprio, comportamento verbal impróprio, comportamento mental impróprio. A isto se chama o tesouro do temor de cometer transgressões.

"E o que é o tesouro da audição? É o caso em que um nobre discípulo ouviu muito, reteve o que ouviu, memorizou o que ouviu. Todo ensinamento que é admirável no início, admirável no meio, admirável no final, com o correto significado e fraseado e que revela uma vida santa que é completamente perfeita e imaculada: esses ensinamentos ele ouviu com freqüência, reteve, discutiu, memorizou, examinou com a sua mente e penetrou corretamente com o entendimento. A isto se chama o tesouro da audição.

"E qual é o tesouro da generosidade? É o caso em que um nobre discípulo permanece em casa com uma mente desprovida da mácula da avareza, espontaneamente generoso, mão aberta, que se delicia com a renúncia, devotado à caridade, deliciando-se em dar e compartir. A isto se denomina o tesouro da generosidade."

"E qual é o tesouro da sabedoria? É o caso em que um nobre discípulo tem sabedoria, dotado com a completa compreensão da origem e cessação - nobre, penetrante, que conduz ao fim do sofrimento. A isto se denomina o tesouro da sabedoria."

Esses, bhikkhus, são os sete tesouros.
O tesouro da convicção,
o tesouro da virtude,
o tesouro da vergonha e temor,
o tesouro da audição, generosidade,
e sabedoria como o sétimo tesouro.
Quem quer que seja, homem ou mulher, que tenha esses tesouros
se diz que não é pobre, que não viveu em vão.
Dessa forma, convicção e virtude, fé e visão do Dhamma
devem ser cultivados pelos sábios
recordando-se das instruções do Buda.

 


>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.