Anguttara Nikaya VII.56

Kimila Sutta

Para Kimila

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Ouvi que em certa ocasião o Abençoado estava em Kimila, no bambual. Então o Venerável Kimila foi até o Abençoado e depois de cumprimentá-lo sentou a um lado e disse: “Qual é a causa Senhor, qual é a razão porque quando um Tathagata realiza o parinibbana, o verdadeiro Dhamma não sobrevive por um longo tempo?”

“Kimila, há a situação em que, quando um Tathagata realiza o parinibbana, os Bhikkhus, Bhikkhunis, discípulos leigos e discípulas leigas vivem sem respeito, sem consideração pelo Mestre; vivem sem respeito, sem consideração pelo Dhamma ... pela Sangha ... pelo Treinamento .... pela concentração ... pela diligência; vivem sem respeito, sem consideração pela hospitalidade. Essa é a causa, essa é a razão porque quando um Tathagata realiza o parinibbana o verdadeiro Dhamma não sobrevive por um longo tempo.”

“E qual é a causa, qual é a razão porque quando um Tathagata realiza o parinibbana o verdadeiro Dhamma sobrevive por um longo tempo?”

“Kimila, há a situação em que, quando um Tathagata realiza o parinibbana, os Bhikkhus, Bhikkhunis, discípulos leigos e discípulas leigas vivem com respeito, com consideração pelo Mestre; vivem com respeito, com consideração pelo Dhamma ... pela Sangha ... pelo Treinamento .... pela concentração ... pela diligência; vivem com respeito, com consideração pela hospitalidade. Essa é a causa, essa é a razão porque quando um Tathagata realiza o parinibbana o verdadeiro Dhamma sobrevive por um longo tempo.”

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Fevereiro 2006

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.