Anguttara Nikaya VII.33

Hirigarava Sutta

Reverenciar a Vergonha

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Então, quando a noite estava bem avançada, um certo deva com belíssima aparência que iluminou toda a área do Bosque de Jeta, se aproximou do Abençoado. Ao se aproximar ele homenageou o Abençoado e ficando em pé a um lado o deva disse:

"Venerável senhor, há essas sete qualidades que conduzem ao não-declínio de um bhikkhu. Quais sete? Reverenciar o Mestre, reverenciar o Dhamma, reverenciar a Sangha, reverenciar o treinamento, reverenciar a concentração, reverenciar a vergonha de cometer transgressões, e reverenciar o temor de cometer transgressões. Essas são as sete qualidades que conduzem ao não-declínio de um bhikkhu."

Isso foi o que o deva disse. O Mestre aprovou. Então aquele deva pensando, "O Mestre me aprovou," homenageou o Abençoado, e mantendo-o à sua direita, desapareceu.

Então, quando a noite havia terminado, o Abençoado se dirigiu aos bhikkhus: "Ontem à noite, bhikkhus, quando a noite estava bem avançada, um certo deva com belíssima aparência que iluminou toda a área do Bosque de Jeta, se aproximou de mim. Ao se aproximar ele me homenageou e ficando em pé a um lado o deva disse: 'Venerável senhor, há essas sete qualidades que conduzem ao não-declínio de um bhikkhu. Quais sete? Reverenciar o Mestre, reverenciar o Dhamma, reverenciar a Sangha, reverenciar o treinamento, reverenciar a concentração, reverenciar a vergonha de cometer transgressões, e reverenciar o temor de cometer transgressões. Essas são as sete qualidades que conduzem ao não-declínio de um bhikkhu.' Isso foi o que o deva disse. Então aquele deva me homenageou, e mantendo-me à sua direita, desapareceu."

Respeitar o Mestre,
respeitar o Dhamma.
respeitar profundamente a Sangha,
respeitar a concentração, ardente,
respeitar profundamente o treinamento;
dotado com a vergonha e
o temor de cometer transgressões:
esse bhikkhu não irá decair,
ele está próximo de nibbana.

 


>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 29 Junho 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.