Anguttara Nikaya VII.23

Sattaka (pathama) Sutta

Não-declínio

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Certa ocasoão o Abençoado estava em Rajagaha na Montanha do Pico do Abutre. Lá ele se dirigiu aos bhikkhus: “Bhikkhus!"

"Venerável senhor!" os bhikkhus responderam. O Abençoado disse o seguinte:

"Bhikkhus, eu lhes ensinarei os sete princípios do não-declínio. Ouçam e prestem muita atenção àquilo que eu vou dizer."

"Sim, venerável senhor," aqueles bhikkhus responderam. O Abençoado disse o seguinte:

"Quais, bhikkhus, são os sete princípios do não-declínio?

(1) "Enquanto os bhikkhus se reunirem em assembléias com freqüência e regularmente, é de se esperar que eles prosperem e não que declinem.

(2) "Enquanto os bhikkhus se reunirem em harmonia, se separarem em harmonia e conduzirem os seus negócios da Sangha em harmonia, é de se esperar que eles prosperem e não que declinem.

(3) "Enquanto os bhikkhus não permitirem aquilo que ainda não foi autorizado e não abolirem aquilo que foi autorizado, mas prosseguirem de acordo com aquilo que foi autorizado nas regras de treinamento, é de se esperar que eles prosperem e não que declinem.

(4) "Enquanto os bhikkhus honrarem, respeitarem, reverenciarem e saudarem os bhikkhus seniores que foram ordenados há muito tempo, os pais e líderes da ordem, é de se esperar que eles prosperem e não que declinem.

(5) "Enquanto os bhikkhus não forem uma presa dos desejos que neles surgirem e que conduzem ao renascimento, é de se esperar que eles prosperem e não que declinem.

(6) "Enquanto os bhikkhus se dedicarem a viver nas florestas, é de se esperar que eles prosperem e não que declinem.

(7) "Enquanto os bhikkhus mantiverem a sua atenção plena estabelecida, para que no futuro os bons companheiros venham até eles, e aqueles que já vieram se sintam bem na companhia deles, é de se esperar que eles prosperem e não que declinem.

"Bhikkhus, enquanto esses sete princípios do não-declínio persistirem entre os bhikkhus, e os bhikkhus forem vistos estarem neles estabelecidos, eles apenas devem esperar desenvolvimento, não declínio."

 


>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 26 Maio 2014

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.